Gestão do Conhecimento e Qualidade como um diferencial na produtividade empresarial
Anexos
Informações
Título
Gestão do Conhecimento e Qualidade como um diferencial na produtividade empresarial
Autor(es)
Marcos de Oliveira Morais
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
24/11/2015
Resumo (EN)
The concern of organizations by reducing refuse and the elimination of waste is increasingly intensified due to competitiveness and high productivity demanded by the market. The support of quality management and knowledge management tools allows greater efficiency and effectiveness in decision making. Organizations that ignore this trend may lag behind in the highly competitive and globalized market of today. To disseminate knowledge and use these techniques make possible to incorporate significant advantages to these companies. This work is focused on the identification and resolution of some problems arising from the manufacturing process in an aluminum pressure die casting, related to improvements in production processes, as well as in training of the involved employees, regardless of their hierarchical position in the organization, thereby encouraging professional and personal growht. The positive relationship among quality, knowledge and tangible and intangible gains that companies can get in its daily life are benefits that directly affect the profitability of the organization. The results show strong link between knowledge management and quality management by promoting practical application in solving problems. Together, they lead to am expressive result to the hole organization, increasing its competitive mess due to results on quality. The methodology used was similar to an action research, which is a type of social research with empirical basis, designed and built in close association with an action or resolution of a collective problem, in which researchers and participants representative of the situation or problem are involved in a cooperative and participatory way.
Resumo
A preocupação das organizações com a redução dos refugos e consequente eliminação dos desperdícios é cada vez mais intensificada devido à competitividade e à alta produtividade exigida pelo mercado. Com o auxílio das ferramentas de Gestão da Qualidade e do Conhecimento, permitiu-se uma maior eficiência e eficácia nas tomadas de decisões. Assim, as organizações que ignoram esta tendência podem ficar para trás no mercado altamente competitivo e globalizado dos dias atuais. Portanto, disseminar o conhecimento e utilizar essas técnicas torna possível incorporar vantagens significativas a essas empresas. Esta dissertação teve como objetivo a identificação e resolução de alguns problemas oriundos do processo de fabricação em uma fundição de alumínio sob pressão. Para isso, é necessário relacionar a melhora nos processos produtivos, bem como a capacitação dos colaboradores envolvidos, independentemente da sua posição hierárquica dentro da organização, promovendo o crescimento profissional e pessoal, bem como evidenciando a relação positiva entre a qualidade, o conhecimento e os ganhos tangíveis e intangíveis que as empresas podem obter no dia a dia, vantagens que afetam diretamente a lucratividade da organização. O resultado aponta forte ligação entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Qualidade por meio da aplicação prática, favorecendo a resolução de problemas, concluindo que estas ferramentas de gestão, quando bem aplicadas e gerenciadas, estão diretamente ligadas. Além disso, conclui-se que, juntas, proporcionam resultados expressivos para toda a organização, aumentando sua competitividade por meio de resultados de qualidade. A metodologia utilizada assemelha-se à de pesquisa-ação, que é um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade, Competitividade, Processo de Melhoria
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto