Gestão da Qualidade em Instituição de Ensino Superior
Anexos
Informações
Título
Gestão da Qualidade em Instituição de Ensino Superior
Autor(es)
Marcos Alberto de Oliveira
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
22/12/2006
Resumo (EN)
The dissertation looks for bringing a contribution to educational management problematical discussion through an implementation proposal of a quality management system based in normative standard criterious ISO 9001 :2000, as a model that can bring good contributions to Superior Education lnstitutions that search to improve their management performance. For so much, it's presented an successful example of a quality management system implementation certified by the standard ISO 9001 :2000 that will be a very good support for the contributions and the faced difficulties discussion by the Superior Education lnstitutions. ln this research project, other criterious are also evaluated, as a version Excelsior of the North American Malcolm Baldrige Premium for Education lnstitutions, the Balanced Scorecard methodology and the proposed model by the Paulista Premium of Quality in Management, that corresponds, in its more used version, to the Quality National Premium first steps, searching to present orientations for Educational lnstitutions that wish to go through the administrative excellence way.
Resumo
A dissertação procura trazer uma contribuição à discussão da problemática da gestão educacional, através da proposta da implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado nos critérios do padrão normativo ISO 9001:2000, visto como um modelo que pode trazer boas contribuições às Instituições de Ensino Superior que busquem melhorar o desempenho de sua gestão. Para tanto, apresenta-se um exemplo de sucesso da implementação de um sistema de gestão da qualidade certificado pela norma ISO 9001:2000, que servirá de apoio para a discussão das contribuições e dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior. Neste projeto de pesquisa, outros critérios são também avaliados, como a versão Excelsior do Prêmio Malcolm Baldrige norte-americano para instituições de ensino, a metodologia Balanced Scorecard e o modelo proposto pelo Prêmio Paulista de Qualidade na Gestão, que corresponde, em sua versão mais utilizada, aos primeiros passos do Prêmio Nacional da Qualidade, buscando apresentar orientações para instituições educacionais que desejem trilhar o caminho da excelência administrativa.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Serviços, Ensino Superior
Área de Concentração
Gerência da Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto