Geração de valor com o uso de Big Data Analytics no Setor de Educação
Autor(es)
Elisângela Mônaco de Moraes
Orientador(es)
Rodrigo Franco Gonçalves
Data de Defesa
29/01/2021
Resumo
O aumento no volume de dados, dos mais variados tipos, anuncia uma mudança no mundo corporativo. Com o avanço da tecnologia e das técnicas, tornou-se possível coletar e manter altos volumes de dados, que são gerados de várias formas e cada vez mais rápidos. Hoje, as organizações utilizam os dados que são coletados para orientar a melhor tomada de decisão. O termo que descreve esse imenso conjunto de dados, estruturados ou geralmente não estruturados que precisam de análise em tempo real é definido como Big Data. Adicionalmente, para que seja possível transformá-lo em valor, são necessárias técnicas analíticas. O termo que descreve o uso de técnicas analíticas avançadas e que são aplicadas em grandes conjuntos de dados é definido como Big Data Analytics (BDA). Para explorar como o Big Data Analytics pode criar valor, trazendo vantagens competitivas, o presente estudo delimitou o domínio do serviço de educação. Esta pesquisa se propôs a implantar uma ferramenta analítica em uma instituição de ensino superior (IES) a fim de verificar se a utilização pode criar valor, trazendo vantagens competitivas ao se utilizar esse potencial. A partir do uso de técnicas e tecnologias de Big Data Analytics, foi criada uma ferramenta analítica, sendo disponibilizada para IES e utilizada por diversos setores, por meio da implantação de um portal web conectado à aplicação analítica e de uso da IES para melhor tomada de decisão, tanto estratégica como operacional.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Big Data Analytics; Business Model Innovation; Sistemas educacionais
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.