Fatores que influenciam a captação dos alunos ou a evasão dos cursos na Educação Corporativa Pública a Distância
Anexos
Informações
Título
Fatores que influenciam a captação dos alunos ou a evasão dos cursos na Educação Corporativa Pública a Distância
Autor(es)
Daiane da Silva Algarves Castelo Branco
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
06/12/2016
Resumo (EN)
Due to the new protocols of work and the changings of technology, an improvement of public servers is needed. However, some government organizations have employees working in distant areas where presencial attending becomes more difficult. In this case, distance Education can be an alternative. Nevertheless, the acceptance or refusing by these employees can represent a block in the application of this modality. In this sense the present paper has an aim to identify some tools, human resources, financial, as well as material ones which could be used and contribute to the acceptance of e-learning by public Corporations. For this reason, a research was made by means of interview and questionnaire where it was asked for managers and servers of Piaui Court (TJ-PI), the Regional Electoral Court of Piauí (TRE-PI) and the Regional Labor Court of the 22th Region (TRT-PI). The data has shown that they recognize the importance of the implement of distance education especially for those who work in the countryside of the states. However, difficult as availability of time, poor internet connection, computers not available and uncertainty concerning the adaptation to non-presential activity contribute to the low acceptation or/and evasion of distance education in the public environment. This research is important whereas the analysis of the factors exert influences on the acceptance of public servers. In this sense, distance education can help the work of members directly involved in the process of implementation and managing of these courses in public system. Besides that, it can contribute to a better use of public resources in the corporative training area.
Resumo
Devido aos novos protocolos de trabalho e às mudanças tecnológicas, houve um aumento da necessidade de aperfeiçoamento dos servidores públicos. Porém, algumas organizações governamentais possuem funcionários lotados em lugares distantes, dificultando o atendimento a todos de forma presencial. A Educação a Distância pode ser uma alternativa nesses casos. No entanto, a aceitação e/ou evasão pelos/dos funcionários dos cursos a distância pode se tornar uma limitação ao emprego desta modalidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar ferramentas, recursos humanos, financeiros e materiais que podem ser utilizados de forma a contribuir para a aceitação da Educação a Distância (EaD) nas corporações públicas. Para isso, foi realizado um levantamento a partir de entrevistas e questionários com os gestores e servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). Os dados mostram que a maioria reconhece a importância da implantação da EaD, principalmente para os funcionários que se encontram lotados no interior do Estado. Entretanto, dificuldades como a disponibilidade de tempo, cobertura de internet ruim, falta de acesso ao computador e insegurança quanto à adaptação ao sistema não presencial são fatores que corroboram para a baixa aceitação e/ou evasão da EaD no ambiente público. Esta pesquisa é importante na medida em que a análise dos fatores que influenciam a recepção por parte dos servidores públicos para a EaD pode auxiliar o trabalho dos membros envolvidos diretamente no processo de implantação e gestão desses cursos nas organizações públicas, além de contribuir para uma melhor utilização de recursos públicos na área de treinamento corporativo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Educação a distância, Educação Corporativa, Tribunais, Evasão
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto