Estudo sobre as perdas de grãos na colheita e pós-colheita
Anexos
Informações
Título
Estudo sobre as perdas de grãos na colheita e pós-colheita
Autor(es)
Lucio Tadeu Costabile
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
21/02/2017
Resumo (EN)
Brazilian agribusiness has been standing out in the world scenario with grain exports, supplying countries like China and USA. Each year the Brazilian grain harvest has exceeded production records such as soybean and corn. Climate factors, implementation of new technologies, investments in the fields and a lot of dedication on the part of the producers make Brazil a highlight in the international scenario in the supply of grains, placing Brazil among the most competitive countries of international agribusiness. Despite the good results in the fields, the country has significant losses of grains in its various movements. This thesis has studied the factors that contribute to the losses of grain in its logistic chain of transportation, from mechanized harvesting, moving to storage in silos on the farm, transporting the farm to the warehouses and warehouses to the ports of shipment. The studies carried out to reach the objective were through exploratory bibliographical research. E Information provided by agricultural entities and government agencies was also used. The data were collected through the Exploratory Bibliographic Research, and analyzed by the Social Network Analysis tool (Ucinet®), Case Study, Systematic Review, Survey and Descriptive Statistics. The results showed that the losses go from the farm to the ports of embarkation, and strategies must be implemented to reduce these losses.
Resumo
O agronegócio brasileiro vem se destacando no cenário mundial com exportações de grãos, abastecendo países como China e EUA. A cada ano, a safra brasileira de grãos tem ultrapassado recordes de produção, como é o caso da soja e o milho. Fatores climáticos, implantação de novas tecnologias, investimentos nos campos e muita dedicação por parte dos produtores fazem com que o Brasil seja um destaque no cenário internacional no abastecimento de grãos, colocando-o entre os países mais competitivos do agronegócio internacional. Apesar dos bons resultados nos campos, o país apresenta expressivas perdas de grãos em suas diversas movimentações. Esta tese estudou os fatores que contribuem com as perdas de grãos em sua cadeia logística de transporte, indo desde a colheita mecanizada, na movimentação para armazenagem em silos na fazenda, no transporte da fazenda para os armazéns e dos armazéns para os portos de embarques. Os estudos realizados para o alcance do objetivo foram por meio de pesquisa exploratória bibliográfica. Também foram utilizadas informações fornecidas pelas entidades do setor da agricultura e órgãos governamentais. Os dados foram levantados por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e analisados pela ferramenta de Análise de Redes Sociais (Ucinet®), Estudo de Caso, Revisão Sistemática, Survey e Estatística Descritiva. Os resultados mostraram que as perdas vão desde a fazenda aos portos de embarque e estratégias devem ser implementadas para redução dessas perdas.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Transporte de grãos, Perdas de grãos, Armazenagem de grãos
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto