Estudo de impacto ambiental no transporte de hortifruti e avaliação da sustentabilidade de motores a combustão interna (ciclo otto)
Anexos
Informações
Título
Estudo de impacto ambiental no transporte de hortifruti e avaliação da sustentabilidade de motores a combustão interna (ciclo otto)
Autor(es)
Gilson Tristão Bastos Duarte
Orientador(es)
Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
07/10/2020
Resumo (EN)
The concept of environmental impact reflects the extent to which certain actions affect the environment. Rural and urban transport using liquid fuel produces carbon dioxide, which is an anisotropic gas and induces the greenhouse effect. It is necessary to establish criteria to indicate the future behavior of transport logistics, both rural, from food production centers to consumer centers, and urban passenger transport. Thus, it becomes necessary to draw up a strategic plan for the technical development of a new generation of large displacement engines for commercial purposes, which use low octane fossil fuels and the need to add organic fuels to this mixture, as they reduce the emission of pollutants. The objective of this dissertation was to study the environmental impact of engines in two case studies, that of transporting products from the producing region to the supply center and assessing the sustainability of internal combustion engines (Otto cycle) using organic fuels. The first study collected data on distances between rural producers and a distribution center located in Campinas, SP, and evaluated the environmental impact of product transportation. The second analyzed the results of using organic fuels mixed with fossils, using a powertrain and gas emission measurement systems. The results indicated that in a continental country like Brazil, the use of long-distance transportation for the distribution of products is inevitable, during the off-season. They also showed that mixing organic fuels reduces pollutant emissions in Otto cycle engines. Proper planning of the amount and distances helps to minimize the environmental impact of freight transport. It was also possible to identify that the environmental impact of the passenger vehicle also depends on other engine characteristics besides the fuel blend, such as speed and lambda. It is believed that this study can provide support for decision making in transport policies in the country.
Resumo
O conceito de impacto ambiental reflete o quanto determinadas ações afetam o meio ambiente. O transporte rural e urbano que utiliza combustível líquido produz dióxido de carbono, que é um gás anisotrópico e induz o efeito estufa. É preciso estabelecer critérios que permitam indicar o comportamento futuro da logística de transporte, tanto rural, de alimentos dos centros produtores para os centros consumidores, como aquela de transporte urbano de passageiros. Desta forma, torna-se necessário traçar um plano estratégico para o desenvolvimento técnico de uma nova geração de motores de grande cilindrada para fins comerciais, que utilizem combustíveis fósseis de baixa octanagem e com adição de combustíveis orgânicos a essa mistura, por diminuírem a emissão de poluentes. O objetivo desta dissertação foi estudar o impacto ambiental de motores em dois estudos de caso, o de transporte de produtos da região produtora para o centro de abastecimento, e a avaliação da sustentabilidade de motores a combustão interna (ciclo Otto) utilizando combustíveis orgânicos. O primeiro estudo levantou dados de distâncias entre produtores rurais e um centro de distribuição localizado em Campinas, SP e avaliou o impacto ambiental do transporte de produtos. O segundo analisou os resultados da utilização de combustíveis orgânicos misturados a fósseis, utilizando um powertrain e sistemas de medição de emissão de gases. Os resultados indicaram que em um país continental como o Brasil, é inevitável o uso de transportes de longa distância para a distribuição de produtos durante a entressafra. Também mostraram que a mistura de combustíveis orgânicos diminui a emissão de poluentes em motores de ciclo Otto. O planejamento adequado de quantidades e distâncias ajuda a minimizar o impacto ambiental no transporte de mercadorias. Também se conseguiu identificar que o impacto ambiental de veículo de passageiros depende de outras características do motor, como velocidade e lambda. Acredita-se que este estudo pode fornecer subsídio para tomadas de decisão em políticas de transporte no país.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
impacto ambiental; logística; emissões; combustível alternativo.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto