ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA HORTA INTERDISCIPLINAR APLICADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL
Documento
Informações
Título
ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA HORTA INTERDISCIPLINAR APLICADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL
Título (EN)
Study of the implementation of an interdisciplinary garden applied in a state school
Autor(es)
LUANA LOURENÇO
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
24/06/2024
Resumo (EN)
This study addresses the implementation of an interdisciplinary school garden, which aims to integrate knowledge from different disciplines, promote teamwork, provide information about the types of gardens and the benefits of a healthy diet. Through a practical space, students experience theoretical learning applied in the classroom. The objective is to promote interdisciplinary integration, collect data during the process and evaluate the contributions obtained in learning. The empirical-exploratory methodology adopted, together with the action research approach, will allow a detailed analysis of collaboration and progress between teachers and students in the garden implemented at the Luís Washington Vita state school, located in the municipality of Mauá, São Paulo. In this way, it is expected that future results will point to learning that encourages practice, an experience that results in interdisciplinary learning integrating knowledge, teamwork, and the benefits of a healthy diet.
Resumo
Este trabalho visa implementar uma horta interdisciplinar em uma escola estadual no município de Mauá/SP, para integrar o conhecimento de diversas disciplinas ao trabalhar a interdisciplinaridade e as atividades aplicadas, analisar o impacto pedagógico e humanístico, que pode proporcionar na comunidade escolar. O objetivo é promover a integração interdisciplinar, coletar os dados durante o processo e avaliar as contribuições obtidas no aprendizado e os impactos, que durante o processo de desenvolvimento reflete na comunidade escolar. As metodologias abordadas são a empírico, exploratória e estudo de caso, quando trabalhada no cenário de uma horta interdisciplinar, permite a observação, análise detalhada, entendimento do processo e interpretação de dados das atividades desenvolvidas. Espera-se que os resultados futuros apontem um aprendizado que fomente na prática, uma vivência, resultando no aprendizado interdisciplinar, integrando o conhecimento, o trabalho em equipe e os benefícios de uma alimentação saudável.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Educação, Escola, Horta Pedagógica, Interdisciplinaridade.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
À CAPES, por todo suporte e assistência fornecida no meio desta jornada.
Direito de Acesso
Acesso Aberto