Estruturação da gestão de conhecimento na área da pesquisa acadêmica
Anexos
Informações
Título
Estruturação da gestão de conhecimento na área da pesquisa acadêmica
Autor(es)
Graziella Elisandra de Lima
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
19/12/2011
Resumo (EN)
This study shows the share and transfer of information between teachers and students of Masters and PhD Graduate Program of Production Engineering from Universidade Paulista (UNIP). The proposal is to develop the automation of knowledge management in the area of academic research. This is a field survey along the 15 teachers and 30 students of the Graduate Program of Production Engineering Unip. lncluded the theoretical literature that dealt with theoretical issues as the definition of what knowledge is, looking for examples of application of the model in the academic field and relating them to information technology, information system, the database and classification system by facets. To review a questionnaire was used, where it is possible to assess how and in what way is the transfer of information in this area and still feel that way transfer of information can facilitate and enhance the Knowledge Management (KM) in the Graduate Programs in Production Engineering. The results signaled to build a database with a search system aspects such as support for the selection process, organization, storage and retrieval of information in academic research. Based on these results, we can say that the Production Engineering Unip needs the support of KM in a technology that allows simultaneous use throughout the Graduate Program, establishing a good flow of information transfer between teachers and students, making possible that Unip reach an environment that fosters knowledge creation and therefore the elevation of the same intellectual level.
Resumo
Este estudo apresenta o compartilhamento e a transferência de informações entre docentes e alunos do curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (UNIP). A proposta constitui o desenvolvimento de uma estruturação da Gestão de Conhecimento na área da pesquisa acadêmica. A revisão teórica incluiu o levantamento bibliográfico que tratou de temas teóricos como a definição do que é conhecimento, buscando exemplos de aplicação do modelo na área acadêmica e relacionando-os com Tecnologia de Informação, sistema de informações, o banco de dados e o sistema de classificação por facetas. Foi utilizado um questionário, para avaliar como e de que forma ocorre a transferência de informações e ainda perceber de que maneira a transferência de informação pode facilitar e potencializar a Gestão do Conhecimento (GC) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção. A pesquisa de campo foi realizada junto aos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da UNIP.
Os resultados sinalizaram para a construção de um banco de dados, com um sistema de busca por facetas, como apoio para o processo de seleção, organização, armazenagem e recuperação de informações na pesquisa acadêmica. Com base nesses resultados, pode-se afirmar que a Engenharia de Produção da Instituição de Ensino Superior (IES) estudada precisa do apoio da GC de uma tecnologia que permita o uso simultâneo por todo o Programa de Pós-Graduação, estabelecendo um bom fluxo de transferência de informações entre docentes e discentes, tornando possível que a IES alcance um ambiente que propicie a criação de conhecimento e a elevação de seu nível acadêmico.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Gestão do Conhecimento, Banco de dados, Instituição de Ensino Superior
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Processos, métodos e ferramentas de TI aplicados à Engenharia de Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto