Estratégias, Fatores e Atributos para a Estruturação do Planejamento e Controle da Produção em Redes de Empresas
Anexos
Informações
Título
Estratégias, Fatores e Atributos para a Estruturação do Planejamento e Controle da Produção em Redes de Empresas
Autor(es)
Francisco José Santos Milreu
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
25/04/2011
Resumo (EN)
ln business activities in a global economic context, specifically in the manufacturing area, a high connection of the factors related to production is observed. The movement of goods and services should drive goals aligned to aggregating not only values but also sustainable economic results. Moreover, the fall of the barriers to consumer markets and the political changes are building differentiated economic blocks. Globalization allows an increased insertion of new actors, emergence of multiple competitive dimensions and local and global interests, stimulating competition, developing alliances, partnerships, forming cooperative networks, in a new dynamic and evolutionary formulation of this competitive equation. ln order to enhance the opportunities and allow success, it is essential to integrate the production networks, considering the environment and market demands. The outcome reached from the understanding of the effects of the new paradigm assumptions in operations, based on new planning and management methodologies, highly supported by information and communication technologies. The presented thesis aims at understanding the main characteristics and principles of the business and operations strategies, identifying the key strategies, factors and attributes related to the Production Planning and Control in interorganizational networks, sustained by an argumentative diagram, designed from researches on the subject herein. The identification of a set of strategic attributes for the integration of the organizational needs which perform on network and the qualification of the Key Success Factors were the structural elements to carry on the research in companies performing in the low and medium precision stamping, forging and machining segments, by means of interviews and surveys. The results indicated that the researched topic is relevant, pursuant to the growing advances of the customer share in determining the products and services, which stimulate the introduction of new frames of production and work organization. To framework strategic actions in order to integrate Production Planning and Control actions in interorganizational networks leads to a path that differentiates them strategically in this competitive market.
Resumo
Nas atividades de negócios no contexto econômico mundial, especificamente na área manufatureira, observa-se uma grande dependência dos fatores ligados à produção. A movimentação de bens e serviços deve perseguir objetivos alinhados às necessidades de se agregar tanto valores quanto resultados econômicos sustentáveis. Por outro lado, as quedas de barreiras dos mercados consumidores e as alterações políticas estão edificando blocos econômicos diferenciados. A globalização permite a inserção cada vez maior de novos atores, emergência de dimensões competitivas diferenciadas e interesses locais e globais, acirrando a concorrência, desenvolvendo alianças, parcerias, formando redes de cooperação, em uma nova formulação dinâmica e evolutiva desta equação competitiva. Para melhorar as oportunidades e permitir que se tenha sucesso, torna-se fundamental integrar as redes produtivas, considerando as demandas do ambiente e do mercado, a partir do entendimento dos efeitos dos novos pressupostos paradigmáticos nas operações, fundamentado sobre novas metodologias de gestão e planejamento, apoiadas fortemente por tecnologia de comunicação e de informação. Este trabalho objetiva compreender as principais características e fundamentos das estratégias de negócios e de operações, identificar as principais estratégias, fatores e atributos relacionados ao Planejamento e Controle da Produção em Redes de Empresas, apoiado por um diagrama de argumentação, elaborado a partir de pesquisas sobre o tema. A identificação de um conjunto de atributos estratégicos para a integração das necessidades das empresas que trabalham em rede e a qualificação dos fatores-chave de sucesso foram os elementos estruturais para a realização da pesquisa em empresas do segmento de estamparia, forjados e usinados por intermédio de entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados alcançados indicam a relevância do tema pesquisado, em função dos crescentes avanços da participação dos clientes na definição dos produtos e serviços que, por sua vez, estimulam a introdução de novas formas de organização da produção e do trabalho. Estruturar as ações estratégicas para integrar as ações do Planejamento e Controle da Produção em uma Rede de Empresas aponta para um caminho que as diferencia estrategicamente neste mercado competitivo.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Estratégias de Negócio, Planejamento e Controle da Produção, Redes de Empresas, Redes Simultâneas
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto