Estamparia Têxtil: uma Estratégia na Diferenciação do Produto da Manufatura do Vestuário de Moda
Anexos
Informações
Título
Estamparia Têxtil: uma Estratégia na Diferenciação do Produto da Manufatura do Vestuário de Moda
Autor(es)
Marco Antonio Di Lorenzi Andreoni
Orientador(es)
José Paulo Alves Fusco
Data de Defesa
15/12/2008
Resumo (EN)
This project of the Design Technology and Systems Management Manufacturing inserted into REDEPRO Research Group, Network for Enterprise and Supply Chain of the Department of Postgraduate Diploma in Production Engineering from the Universidade Paulista - UNIP. lt deals with one of the links in the chain textiles, beneficiation / finishing, more specifically one of the activities of finishing as printing, and the relation with the Clothing Manufacturing of Fashion (CMF) as competitive strategy. The study on the implications of printing in CMF is relevant because this is an industry barely visible, that stands out to promote differentiation in the final product made by the fashion industry, primarily for segments like: women's fashion, beachwear, surfwear and sportswear. According to this aspect of differentiation, the printing must be addressed as one of the strategies of CMF. This monograph tries to promote some ideas from the question: Does the printing process promotes product differentiation in the manufacturing of clothing for fashion and strategy in companies to manufacture? The purpose of this study is to develop this specific area of the textile chain, because the knowledge involved in relations between the printing and CMF should be documented and investigated, as the bibliographic material is scarce.
Resumo
O presente trabalho integra o Projeto Tecnologia e Sistemas de Gestão de Manufatura inserido no Grupo de Pesquisa REDEPRO, Rede de Empresas e Cadeia de Fornecimentos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista – UNIP. Aborda um dos elos da cadeia têxtil, o beneficiamento/ acabamento, mais especificamente, uma das atividades de acabamento: a estamparia, e sua estreita relação com a Manufatura do Vestuário de Moda (MVM), como estratégia competitiva. Aprofundar estudos sobre as implicações da estamparia na MVM é relevante, pois se trata de um setor pouco visível, mas que se destaca ao promover diferenciação no produto final da indústria de confecção de moda, principalmente para segmentos de moda feminina, beachwear, surfwear e sportswear. De acordo com esse aspecto de diferenciação, a estamparia deve ser abordada como uma das estratégias da MVM. Assim essa pesquisa parte da hipótese de que a estamparia promove diferenciação no produto da manufatura de vestuário de moda e é estratégia para as empresas de confecção. O objetivo deste trabalho é desenvolver estudos sobre essa área específica da cadeia têxtil, pois os conhecimentos envolvidos nas relações entre a estamparia e a MVM devem ser documentados e aprofundados, já que o material bibliográfico é escasso.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estamparia, Diferenciação, Manufatura, Moda
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de empresas e cadeias produtivas - Redepro
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto