Diretrizes Estratégicas para Empresas Desenvolvedoras de Software com Foco em Produto
Anexos
Informações
Título
Diretrizes Estratégicas para Empresas Desenvolvedoras de Software com Foco em Produto
Autor(es)
Valerio Fernandes Del Maschi
Orientador(es)
Marcelo Schneck P. Pessoa
Data de Defesa
20/01/2009
Resumo (EN)
The small Brazilian company of the software sector represent 90% of the national market more than. ln this scene they appear small development and/or producing companies of software to take care of specific demands guided the products. The objective of this work is to demonstrate as the revision of the intention of the organization, and elaboration of a strategical plan with boarding in different perspectives, contributes for the increase of the competitiveness in short term. The characteristics of iteractivitie and resolution of problems demanded by the organization study object had been determinative factors for the definition of the research methodology as research-action. The gotten result was the guarantee of the competitiveness through the measurement of the initiatives of the strategical plan. The research was carried through in only one company, having disabled the generalization of the results. However this characteristic, confers plus value to the work, strengthened for the application of the concepts of strategical planning, strategical partnerships, strategical alliances, and competitiveness little common in the small Brasilian companies.
Resumo
A micro e a pequena empresa brasileira do setor de software representam mais de 90% do mercado nacional. Neste cenário figuram pequenas empresas desenvolvedoras e/ou produtoras de software para atender demandas específicas orientadas a produtos. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a revisão do propósito da organização e a elaboração de um plano estratégico com abordagem em diferentes perspectivas contribuem para o aumento da competitividade no curto prazo. As características de iteratividade e resolução de problemas demandadas pela organização objeto de estudo foram fatores determinantes para a definição dos procedimentos metodológicos como pesquisa-ação. O resultado obtido foi a garantia da competitividade por meio da medição das iniciativas do plano estratégico. A pesquisa foi realizada em apenas uma empresa, impossibilitando a generalização dos resultados. Todavia, esta característica não impede a percepção de valor e originalidade do trabalho reforçada pela aplicação dos conceitos de planejamento estratégico, parcerias, alianças estratégicas e competitividade, pouco comuns na pequena empresa brasileira.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Planejamento Estratégico, Competitividade, Software
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto