Desenvolvimento e aplicação de um modelo de gestão evolutiva para micro e pequenas empresas gráficas brasileiras apoiado na Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Anexos
Informações
Título
Desenvolvimento e aplicação de um modelo de gestão evolutiva para micro e pequenas empresas gráficas brasileiras apoiado na Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow
Autor(es)
Luiz Flávio Suarez Botana
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
14/12/2015
Resumo (EN)
The Micro and Small Enterprises have a relevant role in Brazil's economy. However, MSEs lack management due to leader’s weak technical and managerial knowledge, implying in non-technical decisions and a personal instead of professional management. Particularly in the printing industry business, there is also a major strategic challenge, which is to remain successful and profitable in a new business environment, due to Internet radical changes in the communications, technological developments and global competition. Therefore, the development of a simple, practical and incrementally evolving management model for micro and small businesses meets the Brazilian printing industry needs, taking as basis Maslow's Theory of the Hierarchy of Needs. This model was performed through the similarities between humans needs, developed by Maslow in his theory, and companies goals, in this case, printing companies. The similarity is applied in two steps. The first step is the model development feasibility by analyzing the chapter "Preface to the Theory of Motivation" from Maslow’s book “Motivation and Personality”. The second step is the management model development by constructing a table of similarities, taking as a started-point chapter 4 of "A Theory of Human Motivation". This analysis will enable the definition of stages similar to those which Maslow describes for human beings, to be applied in the case of companies. The final step is the practical application in small Brazilian printing companies through a multiple case study applied in 9 companies, which concludes that the concepts of the model are feasible and can be performed for improved results, taking care of some structural conditions, which mainly refers to the leaders. A complementary study indicates a suitable business plan and an effective financial management can create a basis to drive micro and small business to management excellence. This background information is an operational tool in order to check the effectiveness of the management model.
Resumo
As micro e pequenas empresas (MPE) têm papel significativo na economia brasileira. No entanto, as MPE são geridas de forma limitada pela fraca formação técnica e gerencial de seus líderes, o que implica decisões apoiadas em parâmetros não técnicos e uma gestão mais pessoal que profissional. No caso particular da indústria gráfica, há também um grande desafio estratégico que é o de se manter próspera e lucrativa em um novo ambiente de negócios, que surgiu das radicais mudanças que a Internet provocou no mundo das comunicações, além da evolução tecnológica e da forte concorrência global. Portanto, o desenvolvimento de um modelo de gestão simples, prático e que possa ser aplicado em etapas, focado para micro e pequenas empresas, vem ao encontro dessas necessidades da indústria gráfica brasileira, e a base da elaboração desse modelo foi a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow. Esse modelo de gestão é desenvolvido por meio de pontos de similaridade entre as necessidades dos seres humanos, apresentadas por Maslow em sua teoria, e as necessidades de sucesso de uma empresa, particularmente neste estudo, uma empresa gráfica. A similaridade é aplicada em duas etapas. Primeiramente, verifica-se a viabilidade da elaboração do modelo mediante a análise do capítulo “Prefácio à Teoria da Motivação” da obra de Masliow Motivation and Personality. A segunda etapa, que é a elaboração efetiva do modelo de gestão, é desenvolvida por meio da estruturação de uma tabela de similaridade, tendo como base o capítulo 4 da referida publicação “Uma Teoria de Motivação Humana”. Essa análise possibilita a definição dos estágios similares aos definidos por Maslow para seres humanos, quando aplicados a empresas. A etapa seguinte é a verificação de sua utilidade prática no mercado gráfico brasileiro, por meio de um estudo de caso múltiplo aplicado em nove empresas, e se conclui que seus conceitos são aplicáveis, sendo recomendável para a melhoria dos resultados o aprimoramento de certas condições estruturais, que envolvem principalmente as lideranças. De forma complementar, é apresentado um estudo indicando que um planejamento de negócio adequado e uma boa apuração de resultados financeiros podem criar uma base que permita ao micro e pequeno empresário se enquadrar melhor a um padrão de excelência em gestão. Essa base de informações é a ferramenta operacional que permite verificar a efetividade da aplicação do modelo de gestão estudado.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Maslow, Indústria Gráfica, Pequenas Empresas, Gestão
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto