Desenvolvimento de indicadores de desempenho com Balanced Scorecard para uma instituição de ensino superior privada
Anexos
Informações
Título
Desenvolvimento de indicadores de desempenho com Balanced Scorecard para uma instituição de ensino superior privada
Autor(es)
Átila de Melo Lira
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
28/11/2016
Resumo (EN)
From the research problem "how to generate performance indicators for a private institution aligned with the business strategy?", this research has the objective to develop a performance measurement system aligned with the business strategy, to a private HEI's (Higher Education Institution), through BSC. This research was divided into seven core steps (seven scientific papers published), in which each consisted in serving a specific purpose and that, overall, culminating in overall objective response to the question. Thus, each stage will have its own methodological design. Thus, as the method employed, they had items with deductive or inductive method, quantitative or qualitative approach, basic and applied nature, exploratory and descriptive purposes, documentary research and case study. Research conducted a data collection with performance indicators reports of 151 public and private HEIs, in-depth interviews with semi-structured with financial and educational directors, manager of human resources and other employees who occupy positions in management level a private institution. Data collection also involved records and documentary archives of the Ministry of Education (MEC) and the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira (INEP), descriptive statistical analysis and correlation analysis. For quantitative analysis, descriptive statistics and correlation analysis were employed, as were used for the qualitative methodological proposal of Spiggle (1994) and the typological analysis of Lamnek (1989). The main conclusions were: a) in the face of a considerable amount of IES, there are few that have guided performance indicators in numerical and statistical data covering its core business; b) even fewer, public HEIs are more efficient as the application of performance indicators; c) there are factors favorable to the sustainability of the BSC as the centralized power, reduced workforce and the implementation of key activities in specific sectors, but also unfavorable factors such as focused attention on the teaching perspective and the managerial inability of the managers; d) was found where managers face greater difficulties in the process of making managerial decisions, how decisions are taken in the context of the institution and how the BSC can help in the decision making process; e) the traditional BSC perspectives must undergo some specific modifications to enable the effectiveness of the method in the context of HEI; f) has demonstrated the complexity in the management of Brazilian HEIs, the ineffectiveness of existing performance indicators and the predominance of teachers in front of the institutions; and g) it was realized that the HEIs get greater successes in their activities when they leave the method as originally proposed and operationalize differently.
Resumo
Observado o problema "Como gerar indicadores de desempenho para uma instituição de ensino superior (IES) privada alinhados com a estratégia empresarial?", esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um sistema de indicadores de desempenho alinhado com a estratégia empresarial, para uma IES privada, por meio do BSC (Balanced Scorecard). Portanto, esta pesquisa foi dividida em sete etapas (sete artigos científicos publicados) e cada uma delas consistiu no atendimento de um objetivo específico e que, globalmente, culminaram no objetivo geral em resposta à pergunta. Diante disso, cada uma das etapas teve o seu desenho metodológico próprio. Assim, quanto ao método empregado, tiveram artigos com o método dedutivo ou indutivo, abordagem quantitativa ou qualitativa, natureza básica ou aplicada, objetivos exploratórios ou descritivos, pesquisa documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de relatórios de indicadores de desempenho de 151 IESs públicas e privadas; entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado com diretores financeiros e de ensino, gestora de recursos humanos e demais funcionários que ocupam cargos em nível de gestão de uma IES privada; registros e arquivos documentais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); análises de estatística descritiva e análise de correlação. Para as análises quantitativas, foram empregadas estatísticas descritivas e análise de correlação, enquanto para as qualitativas foram utilizadas a proposta metodológica de Spiggle (1994) e a análise tipológica de Lamnek (1989). As principais conclusões mostram que: a) diante de uma quantidade considerável de IESs, são poucas as que possuem indicadores de desempenho pautados em dados numéricos e estatísticos, abrangendo suas principais atividades;b) mesmo em menor número, as IESs públicas se mostram mais eficientes quanto à aplicação de indicadores de desempenho; c) existem fatores favoráveis à sustentabilidade do BSC como o poder centralizado, o quadro funcional reduzido e a execução de atividades-chave em setores específicos, mas também fatores desfavoráveis como a atenção concentrada na perspectiva do ensino e a incapacidade gerencial demonstrada pelos gestores; d) foi verificado onde os gestores encontram maiores dificuldades no processo de tomada de decisões gerenciais, como as decisões são tomadas no contexto dessa instituição e como o BSC pode auxiliar no processo de tomada de decisões; e) as perspectivas tradicionais do BSC devem sofrer algumas modificações pontuais de modo a permitir a eficácia do método no contexto das IES; f) foi demonstrada a complexidade na gestão das IES brasileiras, a ineficácia dos indicadores de desempenho existentes e o predomínio de educadores à frente das instituições; e g) percebeu-se que as IES obtêm maiores êxitos em suas atividades quando abandonam o método como originalmente proposto e o operacionalizam de forma distinta.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Indicadores de desempenho, Balanced Scorecard, Instituições de Ensino Superior.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto