Contabilidade em Emergia de Cursos de Graduação da Universidade Paulista: Engenharia, Farmácia e Administração
Anexos
Informações
Título
Contabilidade em Emergia de Cursos de Graduação da Universidade Paulista: Engenharia, Farmácia e Administração
Autor(es)
Ana Paula Zaccaria dos Santos
Orientador(es)
Cecília Maria Vilas Boas de Almeida
Data de Defesa
30/04/2010
Resumo (EN)
This study applies emergy accounting to assess the course of Engineering offered in an educational building at Paulista University - UNIP. Emergy is the solar available energy used up directly or indirectly to obtain a product or service, including contributions of nature and the economy. The study shows the characteristics of the facilities needed for the operation of an engineering course and the information provided to students, in order to provide information that can be used for comparison between different courses or to the implementation of new courses. A detailed assessment that includes conventional analysis (built area, number of books and staff) is complemented by the inclusion of environmental aspects (use of sunlight, water, etc.). The use of indicators provides information on the quantity and distribution of the emergy investment in (renewable and non renewable resources) to mantain an engineering school and to graduate an engineer. The importance of practical classes is also evaluated. The building studied is located within the lndianapolis campus of the University Paulista (UNIP). The total emergy of the building (installation and use) is 1.65 x 1018 sej / year, and the concrete has the most significant value in the total emergy of the building (52%). The second largest contribution is due to the large investment in equipment for the proper operation of the course (22%). The total emergy of the UNIP's Engineering course is 6.31 x 1019 sej. The emergy of the infrastructure contributes with 11 % to the engineer formation, and the emergy of information with 89%. The engineer transformity is 8.7 times that of the students entering the University. This study compares the results of the engineering course (Engineering and Technology) with a course in Health Sciences (Pharmacy) and a course in Social Science (Management). The transformity the pharmacist is 4.5 times that of high school students, and the transformity of the administrator is 1.9 times higher.
Resumo
Este estudo aplica a contabilidade em emergia para avaliar o curso de Engenharia em um edifício educacional da Universidade Paulista. Emergia é a energia solar disponível e utilizada direta ou indiretamente para obter um produto ou serviço, incluindo as contribuições da natureza e da economia. O estudo mostra as características das instalações necessárias para a operação de um curso de Engenharia, bem como da informação transmitida ao aluno, de modo a fornecer orientações que possam ser utilizadas para a comparação entre diversos cursos ou para a implantação de cursos novos. A avaliação detalhada, que inclui aspectos convencionais (área construída, número de livros e funcionários), é complementada com a inclusão de aspectos ambientais (uso da luz solar, água, etc.). O uso de indicadores fornece informações sobre a quantidade e a distribuição do investimento em emergia (recursos renováveis e não renováveis) para manter uma escola de Engenharia e formar um engenheiro. A importância das aulas práticas também é avaliada. O edifício estudado está localizado dentro do campus Indianópolis da Universidade Paulista (UNIP). A emergia total do edifício (implantação e uso) é de 1,65 x 1018 sej/ano, sendo que o concreto apresenta o valor mais significativo no valor total da emergia do prédio (52%). A segunda maior contribuição em emergia deve-se ao grande investimento em equipamentos utilizados para o bom funcionamento do curso (22%). A emergia total do curso de Engenharia da UNIP é de 6,31 x 1019 sej. A emergia da infraestrutura contribui com 11% na formação do Engenheiro e a emergia da informação com 89%. A transformidade do Engenheiro é 8,7 vezes maior que a do aluno ingressante. Este estudo compara os resultados do curso de Engenharia (Ciências Exatas e Tecnologia) com um curso de Ciências da Saúde (Farmácia) e um de Ciências Sociais e Comunicação (Administração). A transformidade do farmacêutico é 4,5 vezes maior que a do aluno do Ensino Médio e a do administrador é 1,9 vez maior.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Contabilidade Ambiental, Emergia, Universidade, Informação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e meio ambiente
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto