Contabilidade ambiental de uma escola de inglês localizada no sul de Minas Gerais
Anexos
Informações
Título
Contabilidade ambiental de uma escola de inglês localizada no sul de Minas Gerais
Autor(es)
Daniel Moreira Lupinacci
Orientador(es)
Silvia Helena Bonilla
Data de Defesa
06/02/2015
Resumo (EN)
The present work evaluates an English school located in Ouro Fino, in the state of Minas Gerais, using the emergy methodology which puts all the global resources in a common basis, joules of solar energy. Using an energy diagram it is possible to identify all the resources and make it possible to verify which global resources are the most important ones in the teaching and learning of English as a foreign language in the school analyzed. The first step was to calculate the emergy of the construction of the house used as an English school. As a result, the total emergy of the construction is 4.51E+17 sej. Then, a study about transformity was conducted to obtain human transformities used in this study. Different transformities were calculated taking into account three different approaches. In the first approach, which takes into account Odum's approach when he calculated the transformity of the different educational levels for the USA in 1980, the transformity found for Minas Gerais student entering school is 6.65E+07 sej/J, and the teacher's is 1.81E+08 sej/J. With these values it is possible to calculate the total emergy of the English school including its use, and the value found is 4.03E+17 sej/year for these two phases (construction and use). Of this total value found, the students were responsible for 46.71% of the total emergy, followed by the teachers with 24.40% and the secretaries with 23.44%; the construction was responsible for 2.24%. New transformities were found after having the total emergy of the school; after one year studying at this school the student has a new transformity of 1.42E+08 sej/J. Other two approaches were taken into consideration for the calculus of the transformities with different results from the first one. The second approach considers all the daily activities of a person as byproducts of their daily energy. The third approach considers the teacher's transformity six times higher than the student's after one year of study in this school. This was done because the student would be proficient enough to become a teacher in the school analyzed after six years of study. The performance of the students in the English language is evaluated by an international proficiency test known as TOEIC. The results show that the students ranging from 15 to 17 years old have the best scores, and not the ones that have been at school for longer. Finally, the transformity of an oral English class was calculated, taking into account Abel's article on the calculation of transformity of the exchange of information in a conversation, and the transformity found for the oral English class was 6.62E+15 sej/J.
Resumo
Este trabalho utiliza a metodologia de contabilidade ambiental em emergia, que coloca todos os recursos globais em uma base comum, que são os joules de energia solar, para estudar uma escola de inglês localizada na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais. Usando um diagrama de energia com simbologia própria, é possível identificar todos esses recursos, e com essa análise é possível verificar quais recursos globais têm maior importância no ensino de inglês como língua estrangeira na escola em estudo. A primeira parte do trabalho foi o cálculo da emergia da construção da casa que teve como resultado um valor em emergia de 4,51E+17 sej. Em seguida, um estudo sobre transformidade foi realizado para se obter as transformidades humanas utilizadas no trabalho. Diferentes transformidades foram calculadas levando-se em consideração três diferentes abordagens. Na primeira, que leva em consideração a abordagem de Odum quando este calculou as transformidades a partir dos níveis educacionais dos Estados Unidos para o ano de 1980, a transformidade do aluno do Estado de Minas Gerais que entra na escola é de 6,65E+07 sej/J, e a do professor é de 1,81E+08 sej/J. Com essas transformidades é possível calcular o valor total da emergia de uma escola de inglês em funcionamento; o valor obtido foi de 4.07E+17 sej/ano. Desse valor total encontrado, os alunos foram responsáveis por 46,71% dos recursos, seguidos pelos professores com 24,4% e as secretárias com 23,44%; a construção foi responsável por 2,24% do total de emergia. Com o valor total da emergia encontrada, foi possível calcular novas transformidades dos estudantes dessa escola; depois de um ano de estudo, o aluno tem uma nova transformidade que é de 1,42E+08 sej/J. Outras duas abordagens foram utilizadas para o cálculo das transformidades com resultados diferentes da primeira; na segunda, considera-se que todas as atividades diárias de uma pessoa são coprodutos da energia diária. A terceira abordagem considerou o professor com uma transformidade seis vezes maior do que a do aluno depois de um ano de estudo, pois foi considerado que este aluno se tornaria proficiente o suficiente para se tornar um professor nesta escola depois de seis anos de estudo. O desempenho dos alunos na língua inglesa foi verificado com um teste internacional de proficiência em inglês conhecido como TOEIC. O resultado deste teste mostra que o melhor desempenho foi atingido por alunos que estão na faixa etária entre 15 e 17 anos, e não necessariamente aqueles que estão há mais tempo na escola. Por último, a transformidade de uma aula oral de inglês foi calculada levando em consideração o artigo de Abel (2013) para o cálculo da transformidade da troca de informação contida em uma conversa, e o valor encontrado para a aula de inglês foi de 6,62E+15 sej/J.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Emergia, Transformidade, Língua Estrangeira, Hierarquia, Aula Oral de Inglês
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto