Construção de Business Intelligence para geração de valor a uma siderúrgica: aplicação na manutenção industrial
Anexos
Informações
Título
Construção de Business Intelligence para geração de valor a uma siderúrgica: aplicação na manutenção industrial
Autor(es)
Leonardo Matsumota
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
26/02/2016
Resumo (EN)
This study aims to build a business intelligence environment to assist the management of the maintenance area in the steel industry. With this, reinforce the importance of using performance indicators, analytical processing and data warehousing in control of critical activities and occurrences that can compromise the company's production process. Thus, a monitoring system that checks the operating status of the main equipment (hardware) and applications (software) installed in the factories was developed, CRM (Customer Relationship Management) as a means of request to manage the customer relations areas, and also the implementation of business intelligence comprising the multidimensional analysis of information to support management decisions. To validate the results and objectives proposed in this study, the applied research used the data from a large steel mill and with long activity in the country, relating the operational stop with their reasons, in order to develop maintenance plans prevent breakage of critical equipment for the production process. Also identify recurring problems and efficiency of assistance provided through the definition of maintenance indicators. Data mining, with the approaches of descriptive modeling (association rules) and predictive (classification and regression), made it possible to discover patterns and relationships hidden in the occurrences and assistance provided at the plant.
Resumo
Esta dissertação apresenta a construção de um ambiente de business intelligence para auxiliar a gestão da área de manutenção na indústria siderúrgica e, dessa forma, reforçar a importância da utilização de indicadores de desempenho, processamento analítico e data warehouse no controle das atividades e ocorrências críticas capazes de comprometer o processo de produção da empresa. Para tanto, foi desenvolvido um sistema de monitoramento que verifica o status de funcionamento dos principais equipamentos (hardware) e aplicações (software) instalados nas fábricas, o Customer Relationship Management (CRM), como meio de solicitação/abertura de chamados a fim de gerenciar o relacionamento com os clientes das áreas e também a implantação do business intelligence que compreende a análise multidimensional destas informações para suporte às decisões gerenciais. Para validar os resultados e objetivos propostos, a pesquisa aplicada utilizou os dados oriundos de uma usina siderúrgica de grande porte e com longo tempo de atividade no país, relacionando a indisponibilidade operacional com seus respectivos motivos, a fim de elaborar planos de manutenção que evitem a quebra de equipamentos críticos para o processo de produção, dessa forma, identificando também problemas reincidentes e a eficiência dos atendimentos realizados, por meio da definição de indicadores de manutenção. A mineração de dados, com as abordagens de modelagem descritiva (regras de associação) e preditiva (classificação e regressão), possibilitou descobrir padrões e relacionamentos ocultos nas ocorrências e atendimentos realizados na usina.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Business Intelligence, Manutenção industrial, Data mining
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto