CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: A METÁFORA DA GOVERNANÇA DO SISTEMA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR LOCAL
Anexos
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ADRIANE AKEMI ZENKE
Informações
Título
CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: A METÁFORA DA GOVERNANÇA DO SISTEMA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR LOCAL
Título (EN)
School Food Council: the Metaphor for the Governance of the Local School Food System
Autor(es)
Adriane Akemi Zenke
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
28/06/2024
Resumo (EN)
The National School Food Program - PNAE, linked to the National School Development Fund, is the public body of the Federal Government responsible for policies and the transfer of financial and management resources for the provision of food in schools to children and adolescents. To supervise, inspect and monitor the effectiveness of this public policy service, Program participants are required to create an autonomous council in the municipality or state, which ensures the effectiveness of the bodies indicated for execution. The School Food Council must be independent, elected by society. It is recommended that candidates be qualified due to the relevance and direct relationship of this exercise of social control. Difficulties imposed by municipal management systems regarding the dissemination of information about school meals, there was application of different methodologies, predominantly documentary and case study. This is why the work was composed of a documented narrative. The expectation of results in pointing out successes and difficulties in the action of CAEs, through concrete data, did not materialize as expected. Limiting itself to critically describing the difficulties of the paths taken that did not lead to obtaining the necessary data for robust suggestions and conclusions.
Resumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, é o órgão público do Governo Federal responsável por políticas e repasse de recursos financeiros e de gestão para fornecimento de alimentos nas escolas a crianças e adolescentes. Para supervisionar, inspecionar e fiscalizar a efetividade da realização desse serviço de política pública, aos participantes do Programa é exigido a criação de um conselho autônomo no município ou estado, que assegure a eficácia dos órgãos indicados para a execução. O Conselho de Alimentação Escolar, deve ser independente, eleito pela sociedade. Preconiza-se que os candidatos sejam qualificados devido a relevância e relação direta deste exercício de controle social. Dificuldades impostas pelos sistemas de gestão dos municípios quanto a divulgação de informação sobre a alimentação escolar, houve aplicação de diversas metodologias predominando a documental e estudo de caso. Razão pela qual o trabalho foi composto por uma narrativa documentada. A expectativa dos resultados em apontar acertos e dificuldades da ação dos CAEs, por meio de dados concretos não se consumou como o esperado. Limitando-se a descrever de forma crítica as dificuldades dos caminhos trilhados que não conduziram a obtenção de dados necessários para sugestões e conclusões robustas.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Alimentação Escolar; Controle Social Formal; Política Pública; Governança.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Ao apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Direito de Acesso
Acesso Aberto