Concorrências públicas e o desperdício de recursos públicos pela (não) qualidade.
Anexos
Informações
Título
Concorrências públicas e o desperdício de recursos públicos pela (não) qualidade.
Autor(es)
Nicola Acquaviva Neto
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
30/11/2011
Resumo (EN)
The theme of Quality in the Western world has become important from the 1970s, when there was the invasion of American and European markets for products from Japan, but for Asians the subject seriously had already been dealt with since 1950. From the year 1990, the world watches to globalization and the consequent reduction of production costs, with consequent increase in productivity and competitiveness. Arise about quality standards, environment and others, and the introduction of new management tools such as: Criteria for Excellence as the National Quality Foundation, Balanced Scorecard, Organizational Learning, Knowledge Management, Sustainable Development and the Culture of Innovation, among other. From 1988 occurs in Brazil to the enactment of the Federal Constitution and laws that standardize the diverse activities of the STATE. On the other hand little has been said about the cost that involves the state and even less about the waste of public resources for quality not associated with these activities. The purpose of this paper is to seek to fill this gap and, as a case study, start a discussion about them. The case studied is the Line 4 Yellow Subway of São Paulo which are present in all disciplines of engineering, economics, administration and other branches learning, their interactions and the benefit that this work represents for society São Paulo, São Paulo and Brazil.
Resumo
O tema ‘Qualidade’ para o mundo ocidental tornou-se importante a partir da década de 1970 quando se deu a invasão dos mercados americanos e europeus por produtos oriundos do Japão, mas para os orientais, o assunto já vinha sendo tratado com seriedade desde os anos 1950. A partir dos anos 1990, o mundo assiste à globalização e a consequente redução de custos de produção, com consequente aumento de produtividade e competitividade. Surgem normas sobre qualidade, meio ambiente e outras, além da introdução de novas ferramentas de gestão, tais como: Critérios de Excelência, como os da Fundação Nacional da Qualidade, Balanced ScoreCard, Aprendizado Organizacional, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Inovação, dentre outras. A partir de 1988 ocorre no Brasil a promulgação da Constituição Federal e de leis que normalizam as mais diversas atividades do ESTADO. Por outro lado, pouco se tem dito sobre os custos que envolvem o ESTADO e muito menos sobre o desperdício de recursos públicos pela não Qualidade associada a estas atividades. A proposta desta dissertação é buscar suprir esta lacuna e, a partir de um estudo de caso, iniciar uma discussão a respeito dos mesmos. O caso estudado é a Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo, no qual estão presentes todas as disciplinas da engenharia, da economia, da administração e outros ramos do saber, suas interações e o benefício que esta obra representa para a sociedade paulistana, paulista e brasileira.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Custos, Legislação, Normas
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto