COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA INDÚSTRIA 4.0 NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NAS ÁREAS DE ENGENHARIA
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Informações
Título
COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA INDÚSTRIA 4.0 NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NAS ÁREAS DE ENGENHARIA
Título (EN)
Skills required for Industry 4.0 in the training of professionals in engineering areas
Autor(es)
CELIA DO CARMO LEANDRO
Orientador(es)
Ana Lúcia Figueiredo Facin
Data de Defesa
25/06/2024
Resumo (EN)
In the digital age, with the advancement of Industry 4.0, work is increasingly based on cyber-physical systems, cloud computing, IoT, IoS, big data, network communication, among others. In this scenario, traditional job roles are disappearing while new roles require individuals to adopt new behaviors. Authorities from various countries emphasize the necessity of acquiring new skills and competencies to effectively interact with new technologies and ensure competitiveness in the labor market. Against this backdrop, this dissertation aimed to identify the competencies required in Industry 4.0 to guide educational institutions in proposing strategies for the professional development of engineers. The research delineates four specific objectives, each addressed through the production of individual articles employing distinct methodologies. The first article identifies
six essential competencies for engineers to tackle Industry 4.0 challenges. The second article assesses the digital competence levels of technical high school students using a self- assessment tool based on the European DigComp 2.2 model. The third article explores strategies employed by the European Union to foster digital competencies in engineering education to meet Industry 4.0 demands. The fourth article examines active learning methodologies, trends, practices, methods, and approaches used in engineering education. Together, these articles integratedly contribute to achieving the overarching research objective, providing insights into necessary competencies for the Industry 4.0 landscape, advocating for actions to enhance these competencies, and underscoring the importance of tools for identifying digital competence levels in educational institutions, crucial for Industry 4.0 readiness.
Resumo
Na era digital, com o avanço da Indústria 4.0, o trabalho passa a ser desenvolvido com base em sistemas ciberfísicos, computação em nuvem, IoT, IoS, big data, comunicação em rede, entre outros. Neste cenário, postos de trabalho deixam de existir e surgem novos postos que exigem dos indivíduos novos comportamentos. Autoridades de diversos países alertam
sobre a necessidade da apropriação de novas habilidades e competências para a interação dos sujeitos com as novas tecnologias e desta forma garantir a sua competitividade no mundo do trabalho. Diante deste contexto, esta dissertação apresentou como objetivo geral identificar as competências requeridas na Indústria 4.0 para nortear as instituições de ensino, para a propositura de estratégias para a formação profissional dos engenheiros. A pesquisa apresenta quatro objetivos específicos e para atingi-los foram produzidos quatro artigos com metodologias especificas. O primeiro artigo apresenta um rol de seis competências essenciais para os engenheiros enfrentarem os desafios da Indústria 4.0. O segundo artigo analisa os níveis de competência digital de estudantes do ensino médio técnico, através dos resultados obtidos da aplicação de um instrumento de autoavaliação baseado no modelo europeu DigComp 2.2. No terceiro artigo, foram identificadas as estratégias utilizadas pela União Europeia para a construção das competências digitais no processo de formação de engenheiros para o enfrentamento dos desafios da Indústria 4.0. O quarto artigo explora as possibilidades de uso das metodologias ativas, tendências de práticas, métodos e abordagens utilizadas na educação para a formação de engenheiros. Os artigos desenvolvidos contribuíram de forma integrada para atingir o objetivo geral da pesquisa, oferecem insights sobre as competências necessárias para o cenário da Indústria 4.0, sobre a necessidade de ações para melhorar essas competências e ainda a relevância dos instrumentos para identificação dos níveis de competência digital para as instituições de ensino, uma vez que essas competências são fundamentais para a Indústria 4.0.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Indústria 4.0, Competências, Habilidades, Ensino de Engenharia
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Ao Prosup/Capes agradeço o financiamento concedido para a realização do meu mestrado.
Direito de Acesso
Acesso Aberto