Centrais de negócios como uma forma de organização: um estudo de caso no setor supermercadista do Estado de São Paulo
Anexos
Informações
Título
Centrais de negócios como uma forma de organização: um estudo de caso no setor supermercadista do Estado de São Paulo
Autor(es)
José Alberto Yemal
Orientador(es)
José Paulo Alves Fusco
Data de Defesa
27/11/2006
Resumo (EN)
This work presents a methodological approach based on the concept of simultaneous nets, for competitiveness evaluation in nets of companies. Additionally, the work presents a study of emerging case in the supermarket section of state Sao Paulo, with the objective of illustrating the application of the approach in an independent supermarket. The businesses headquarters as an emerging form of organization, where small and medium sized supermarkets join to form a net of independent companies, but with some common objectives, where the main reason is to acquire consistence to face the competition of great companies and corporations. ln that way it is necessary to analyze and to evaluate the changes happened with the organizations that have already used that association way, so that other interested companies in forming headquarters of businesses can have information and references on the happened changes. To elaborate the theoretical reference, a bibliographical research was accomplished approaching the pertinent subjects and also information of other researches were used with headquarters of businesses. The study was accomplished in a supermarket Sao Paulo coast, where a questionnaire was applied and the necessary information was got, to map the relationship net and to analyze the actors involved in those relationships with the supermarket and the headquarters businesses. The study revealed some unbalances in the net of relationships, but with the entrance to the businesses headquarters, the changes and balance in those relationships, can be observed, favoring in that way the growth and new opportunities for the supermarket.
Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem metodológica baseada no conceito de redes simultâneas, para avaliação da competitividade em redes de empresas. Adicionalmente, o trabalho apresenta um estudo de caso emergente no setor supermercadista do Estado de São Paulo, com o objetivo de ilustrar a aplicação da abordagem em um supermercado independente. As centrais de negócios, sendo uma forma emergente de organização, onde pequenos e médios supermercados unem-se para formar uma rede de empresas independentes, mas com alguns objetivos comuns, cujo principal motivador é adquirir consistência para enfrentar a concorrência das grandes empresas e corporações. Dessa maneira é necessário analisar e avaliar as mudanças ocorridas com as organizações que já utilizam dessa forma de associação, para que outras empresas interessadas em formar uma central de negócios possam ter informações e referências sobre as mudanças ocorridas. Para elaborar o referencial teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abordando os assuntos pertinentes, e também foram utilizadas informações de outras pesquisas com centrais de negócios. O estudo foi realizado em um supermercado no litoral paulista, onde foi aplicado um questionário e levantadas as informações necessárias para mapear a rede de relacionamento e analisar os atores envolvidos nesses relacionamentos com o supermercado e a central de negócios. O estudo revelou alguns desequilíbrios na rede de relacionamentos, mas com o ingresso na central de negócios, podem ser observadas as mudanças e o equilíbrio nesses relacionamentos, favorecendo, dessa forma, o crescimento e novas oportunidades para o supermercado.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Alianças, Redes de Empresas, Centrais de Negócios, Supermercados
Área de Concentração
Gerência da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
REDEPRO – Redes Produtivas e Cadeias de Fornecimentos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto