Avaliação do Processo de Integração e Colaboração na Cadeia de Suprimentos Hospitalares: Um Estudo e Caso Sobre Hospitais de Médio Porte da Grande São Paulo
Anexos
Informações
Título
Avaliação do Processo de Integração e Colaboração na Cadeia de Suprimentos Hospitalares: Um Estudo e Caso Sobre Hospitais de Médio Porte da Grande São Paulo
Autor(es)
Enio Fernandes Rodrigues
Orientador(es)
Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data de Defesa
06/08/2012
Resumo (EN)
The great concern of the management organisations of health systems, with regards to care of the population, is centred in the issues related to the capacity of the hospitals. The difficulty of the survival of companies in a competitive world is reaching the health sector and it is already possible to observe large organisations being absorbed by larger and more competitive groups. Various hospitals and health plan administrators are creating a market, which only in the private enterprise, intended to supplement health, manage to move more than R$ 81.4 billion and 64.4 million beneficiaries and a profit of R$ 14.3 billion just in 2011. Despite the motivating figures, the health system’s main concern is the final purpose, in other words, the care of the patient. The purpose of this thesis is to evaluate the type of relationship which exists between the companies that provider of the health service, that is, the mid-sized hospitals (51 to 150 beds) in Greater Sao Paulo, and their suppliers. Following a structured method issues related to integration and collaboration of the supply chain pertaining to the hospitals were evaluated, the purpose of the research being those aspects such as the use of information technology and communication in the process of purchases, strategic alignment, performance monitoring of the suppliers, alliance and partnership decisions, inter-functional integration between companies, as well as the relationship management. The study carried out compares the performance of hospitals which are considered a benchmark in the health market, always ensuring to exhibit a trinomial: what is expected to achieve, what is practiced by the benchmark hospitals and that which really is being carried out among the hospitals of the sample. It was possible to identify a great opportunity for refinement of integration and collaboration along with the supply chain, minimising costs and improving the performance of the organisations with their supply chains, and mainly, being able to translate as an improvement in the quality, level of service and loyalty of the clients.
Resumo
A grande preocupação dos órgãos de gestão dos sistemas de saúde, quanto ao atendimento da população, está centrada nas questões relacionadas à capacidade dos hospitais. A dificuldade de sobrevivência das empresas em um mundo competitivo alcança o setor de saúde e já é possível observar grandes organizações sendo incorporadas por grupos maiores e mais competitivos. Diversos hospitais e administradoras de planos de saúde vêm deixando um mercado, que somente na iniciativa privada, designada como saúde suplementar, conseguem mover mais de R$ 81,4 bilhões e 64,4 milhões de beneficiários e um lucro de R$ 14,3 bilhões somente no ano de 2011. Apesar dos números motivadores, o sistema de saúde tem sua principal preocupação nos fins, ou seja, no atendimento ao paciente. Esta tese teve como proposta avaliar o tipo de relacionamento existente entre as empresas prestadoras de serviços de saúde, isto é, os hospitais de médio porte (51 a 150 leitos) da Grande São Paulo, e seus fornecedores. A partir de um método estruturado foram avaliadas questões relacionadas à integração e colaboração da cadeia de suprimentos hospitalar, sendo alvo dessa pesquisa aspectos como a aplicação de tecnologias de informação e comunicação no processo de compras, alinhamento estratégico, monitoramento da performance dos fornecedores, decisões de aliança e parcerias, integração interfuncional entre as empresas, além da gestão do relacionamento. O estudo conduzido compara o desempenho de hospitais de referência do mercado de saúde, procurando expor sempre o trinômio: o que se espera atingir, o que é praticado pelos hospitais de referência e aquilo que realmente está sendo feito entre os hospitais da amostra. Foi possível identificar uma grande oportunidade de aprimoramento da integração e colaboração junto à cadeia de fornecimento, minimizando custos e melhorando o desempenho das organizações com sua cadeia de fornecedores, e principalmente, podendo ser traduzido como melhoria da qualidade, nível de serviço e fidelização dos clientes.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Compras hospitalares, Colaboração na cadeia de suprimentos
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Fotoquímica e Ressonância Magnética Nuclear
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto