Avaliação das perdas no transporte rodoviário da soja no Piauí
Anexos
Informações
Título
Avaliação das perdas no transporte rodoviário da soja no Piauí
Autor(es)
Paola Ortolani Medeiros
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
12/12/2016
Resumo (EN)
As the growing of world population never stops the concerning about food supply is constant. Right now, besides the search for options that make productive better, there is a need of alternatives that minimize the loose of productive chain, mainly the ones named as post-crop. In this sense, the present paper tried to evaluate the loosing of soy during the transport based on roads among six farms and one industry of soy smashing, located in South of Piauí. Data was collected between March and May of 2014 and 2015 in four distinctive producer micro regions. It was applied descriptive statistics to the analysis of data. The outcome is divided in two groups. The first, showed that cargo transported in two micro regions with distance and kind of distinct roads, presented loosing of grains during the tract, it has shown superiority in which the tract was made most of unpaved roads. The second one, analyzed tracts on paved roads, it was possible to perceive greater loosing of grains during the shorter tract. Probably it happened due to the poor maintenance of road provoking the trepidation of the truck.
Resumo
Com o crescimento populacional mundial é constante a preocupação com o abastecimento de alimentos. Atualmente, além da busca por opções que incrementem a produtividade, há necessidade de alternativas que minimizem as perdas que ocorrem ao longo da cadeia produtiva, principalmente nas denominadas de pós-colheita. Nesse sentido, o presente estudo buscou avaliar as perdas de soja durante o transporte rodoviário entre seis fazendas e uma fábrica esmagadora de soja, localizadas no sul do Piauí. Os dados foram coletados em cargas transportadas de março a maio de 2014 e 2015 em quatro microrregiões produtoras distintas. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados. Os resultados estão divididos em dois artigos. No primeiro, foi possível identificar que cargas transportadas de duas microrregiões com distâncias e tipo de estradas distintas, tiveram perda de grãos ao longo do trecho, sendo superior no trajeto que possuía maior trecho de terra. Já no segundo artigo, analisaram-se dois trajetos realizados em estrada asfaltada, em que se constatou maior perda de grãos no trajeto mais curto. Isso se deve, possivelmente, à má conservação da via, que fez com que houvesse aumento de trepidação do caminhão.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Perda, Transporte Rodoviário, Soja, Logística
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto