Avaliação da Qualidade de Software Aplicado como Ferramenta de Apoio Didático com Base na Norma ISO 9126
Anexos
Informações
Título
Avaliação da Qualidade de Software Aplicado como Ferramenta de Apoio Didático com Base na Norma ISO 9126
Autor(es)
Leo Brunstein
Orientador(es)
Mauro de Mesquita Spinola
Data de Defesa
28/11/2007
Resumo (EN)
With the increasing use of software as didactic support tool in the most diversified knowledge areas, it is necessary to consider the didactic objectives and adapt the materials to the classroom setting. This is necessary because, still today, professors and educational institutions utilize software intended for different usages, adapting them for application in the classroom. ln this case, some questions arise: Does the software reach the educational objectives in its application? Are the students satisfied with the utilization, simplification in learning and the in-depth study of the subject allowed by the software? Does the software function properly, is it efficient as a teaching support tool and does it attend to the technical issues specific to the hardware utilized? The ISO 9126 Norm, intended to evaluate software quality, was chosen as a fundamental basis for this project, because it allows for satisfactory responses to these questions and others. This Norm is broad and at the same time as specific as one wants. lt contemplates the evaluation of software quality through three points of view: the point of the team that produced the software, the user's point of view, and the manager's point of view. For this paper, those stand points were applied, respectively, to the technical questions of application and didactics of the software, the standpoint of the software production team, the standpoint of the students in respect to the application of the software in the classroom, and the standpoint of the teacher, in respect to the educational effectiveness of the software. Thus, the ISO 9126 Norm is utilized as the basis for the development of a methodology for the evaluation of software applied in classroom as an educational tool. This methodology results in scores for each point of view of the evaluation of the software, allowing to know, in each case, if the software reaches levels of scoring such as: insufficient, satisfactory, good, or excellent (ISO 9126 Norm orientation). Being so, the strong and the weak points of the software will be pinpointed, as well as priorities of improvements and corrections to be carried out (if need be). The results will favor in the final decision on the acceptance or rejection of the evaluated software, and also on the continuity or not of its usage in classroom.
Resumo
Com a crescente utilização de software como ferramenta de apoio didático nas mais diversas áreas de conhecimento, faz-se necessário atentar para a finalidade didática e a adequação à matéria de ensino em sala de aula. Isto porque, ainda hoje, professores e instituições de ensino utilizam-se de produtos de software desenvolvidos para outras finalidades, adaptando seu uso para a aplicação em sala de aula. Neste caso, ficam algumas questões: Este software atinge os objetivos didáticos em sua aplicação? Os alunos estão satisfeitos com a utilização, facilitação do aprendizado e a exploração do assunto proporcionado pelo software? O software funciona corretamente; é eficiente como ferramenta de apoio ao ensino e atende às questões técnicas específicas para o hardware utilizado? A Norma ISO 9126, destinada à avaliação da qualidade de software, foi escolhida como base fundamental para este trabalho, por permitir responder de forma satisfatória a estas questões, entre tantas outras. Esta Norma é ampla, mas pode ter aplicação tão específica quanto se queira. Ela contempla a avaliação da qualidade de software por três pontos de vista: a visão da equipe de desenvolvimento do software, a do usuário e a do gerente. Para este trabalho, essas visões foram aplicadas respectivamente para as questões técnicas, de aplicação e didáticas do software, ou seja, a visão da equipe de desenvolvimento sobre o software, a visão dos alunos sobre a aplicação do software em sala de aula e a visão do professor sobre a eficiência didática do software. Assim, a Norma ISO 9126 é utilizada como base para o desenvolvimento da metodologia de avaliação de software aplicado em sala de aula como ferramenta de apoio didático. Esta metodologia resulta em pontuações para cada ponto de vista da avaliação do software, permitindo saber, em cada caso, se o software atinge níveis de pontuações como: Insuficiente, Regular, Bom ou Excelente (orientação da Norma ISO 9126). Com isso, os pontos fortes e fracos do software são indicados, como também, as prioridades de melhorias e correções a serem realizadas (se for o caso). Os resultados apurados auxiliam na decisão final sobre a aceitação ou rejeição do software avaliado ou, ainda, de sua continuidade de uso em sala de aula ou não.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade de software, Norma ISO 9126, Didática, Software didático, Software educativo, Custeio ABC
Área de Concentração
Gestão da Informação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto