Aspectos pedagógicos e metodologias nos Cursos Técnicos Profissionalizantes, na realidade da pandemia do Covid-19 para alunos com Transtorno Espectro Autista no grau leve.
Anexos
Informações
Título
Aspectos pedagógicos e metodologias nos Cursos Técnicos Profissionalizantes, na realidade da pandemia do Covid-19 para alunos com Transtorno Espectro Autista no grau leve.
Autor(es)
Rose Kelly Irene Santos da Conceição Melicio
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
20/12/2022
Resumo
O ensino é um processo vivo, que não pode ser engessado e nem aprendido somente em livros e teorias passadas, fazendo-se então necessária a constância da sua aprendizagem. O estigma da incapacidade relacionado a pessoas com deficiência acaba dificultando a efetivação da sua inserção no mercado de trabalho. Portanto, prepará-las de forma inclusiva e eficiente coloca à prova a prática docente profissional. O objetivo da pesquisa considera o cenário do ensino remoto (trazido pela pandemia do COVID-19) e presencial para identificar quais metodologias exequível para aprendizagem ao perfil dos discentes com TEA no grau leve em curso técnico profissionalizante, visando assim, prepará-los com mais eficiência ao mercado de trabalho. Para isso, primeiramente, apresenta-se um percurso histórico sobre o ensino e o autismo. Posteriormente, se discutem as realidades encontradas no período de distanciamento social no ensino. Para obtenção de dados foram realizados survey, entrevistas aos atores ligados ao escopo, estudo nas reflexões produzidas em publicações prévias, pesquisas bibliográficas e em artigos. Como resultado acredita-se ser necessário investir em treinamentos e aperfeiçoamento contínuos dos professores de curso técnico profissionalizantes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem inclusivos, beneficiando assim, tanto professores como alunos. Para tal, a contribuição deixada para a sociedade é uma sugestão de aplicativo com metodologias educacionais direcionadas ao perfil do aluno para ser utilizado pelos docentes de cursos técnicos profissionalizantes. Busca-se assim, auxiliar nesse contexto educacional inclusivo, especialmente ao ambiente escolar que inclua discentes com TEA no grau leve.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Ensino Inclusivo, Transtorno Espectro Autista no grau leve – TEA, Ensino remoto e presencial, COVID-19 e educação profissional.
Publicado em
MELICIO, R. K. I. S. da C.; COSTA NETO, P. L. de O. (Orientador). Aspectos pedagógicos e metodologias nos Cursos Técnicos Profissionalizantes, na realidade da pandemia do Covid-19 para alunos com Transtorno Espectro Autista no grau leve., 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/97028/ROSE-KELLY-IRENE-SANTOS-DA-CONCEICAO-MELICIO.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
PROSUP-CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto