Aspectos da qualidade em Tecnologia da Informação apoiados na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et
Anexos
Informações
Título
Aspectos da qualidade em Tecnologia da Informação apoiados na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et
Autor(es)
Priscila Facciolli Serafim de Lima Tavares
Orientador(es)
Jair Minoro Abe
Data de Defesa
28/11/2016
Resumo (EN)
The quality given in the services of Information Technology performs fundamental role in the organizations that coexist in an increasingly competitive and holstile market. Therefore a strategical support is required to guarantee the costeffectiveness and longevity to their business.The aim of this work is to evaluate through the users vision and experts in IT if the referring tools and international norms of the quality of software are being used in the following aspects of TI in softwares Enterprise Resource Planning (ERP), incidents in infrastructure and services given in telecommunications. The method applied in this study is based on Paraconsistent Annotated Evidential Logic E a non-classical logic which on the basis of data supplied by on the experts, can perform accurate and conflicting information and contribute to help the organizations in decision making processes. A theoretical research was considered taking into account the revision of literature on aspects of IT and Logic E and empirical research was also developed. On-line questionnaires have provided quantitative data and with the application of the Logic Econcepts, that will help the IT organizations in the future to improve their processes, products and services and increase the satisfaction of their customers.
Resumo
A qualidade prestada nos serviços em Tecnologia da Informação (TI) desempenha papel fundamental nas organizações que convivem com um mercado cada vez mais hostil e competitivo, necessitando de apoio estratégico que garanta rentabilidade e longevidade aos seus negócios. O objetivo deste trabalho é avaliar, na visão dos usuários e especialistas em TI, se as ferramentas e normas internacionais referentes à qualidade de software estão sendo empregadas nos seguintes aspectos da TI: em software Enterprise Resource Planning (ERP), incidentes em infraestrutura e serviços prestados em telecomunicações e ainda em quais questões apresentam vulnerabilidades. O método aplicado neste estudo está baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et (Lógica Et), uma lógica não clássica que a partir do tratamento de dados fornecidos por especialistas pode demonstrar situações com informações imprecisas ou conflitantes e auxiliar as organizações na tomada de decisão. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica que envolveu revisão de literatura sobre os aspectos de TI escolhidos e sobre a Lógica Et, bem como pesquisas empíricas, em que a partir de questionários on-line obteve-se dados quantitativos e com a aplicação da Lógica Et houve resultados que auxiliarão as organizações de TI a aperfeiçoar seus processos, produtos e serviços prestados, aumentando a satisfação de seus clientes.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade em Tecnologia da Informação, Qualidade de Software, Incidentes em TI, Telecomunicações, Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto