Análise de evasão de discentes em cursos de Engenharia de Produção
Anexos
Informações
Título
Análise de evasão de discentes em cursos de Engenharia de Produção
Autor(es)
Mauricio Capelas
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
05/09/2014
Resumo (EN)
With the increase of research studies of social network analysis (SNA), it is possible to find a large field of application in the analysis of the behavior of individuals in social groups. In a classroom this behavior is enhanced due to the heterogeneity of the class in its socioeconomic and educational levels. With the implementation of ENEM, the National High School Exam, and PROUNI program (University for all) in 2005 by the Federal Government, and through the Ministry of Education, a new reality was presented to the Schools of Engineering, facilitating the access of more students graduating from High School to Higher Education, often without the necessary feedback to meet the challenges that lie ahead. This study aims to present an analysis using the SNA to assess dropout in higher education in engineering courses through a case study with the application of a survey, with the aim of creating an indicator for the use by Higher Education Institutions (HEIs) in the analysis of the reasons that lead a student to drop off the course, so that it can be offered as an alternative in order to reverse this decision. For the exploration of this indicator methodology of social network analysis (SNA) with the direct application of UCINET® software and its integrated NETDRAW ® module for visualization of social networks formed in the evaluated groups was used. The results point to the conclusions that: through the results of the survey and the use of UCINET ® software, is possible to verify and validate with students, indicators of reasons that lead to truancy, which, as noted, are very distinct and varied, these being not only financial or difficulty in following the course, as highlighted by the majority of the documents obtained from the review of literature prospected
Resumo
Com o crescimento de estudos e pesquisas de Análise de Redes Sociais (ARS), tem-se encontrado um grande campo de aplicação no exame do comportamento de indivíduos em grupos sociais. Em uma sala de aula, esse comportamento acentua-se dada r heterogeneidade da classe, em seus níveis socioeconômicos e educacionais. Com a implantação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Programa Universidade para Todos (PROUNI), pelo Governo Federal em 2005, por meio do Ministério da Educação, uma nova realidade foi apresentada rs escolas de Engenharia, a saber, a facilitação do acesso de alunos egressos do ensino médio ao ensino superior, muitas vezes sem o preparo necessário para enfrentar os desafios que se apresentam. Esse trabalho objetivou avaliar a evasão escolar no ensino superior nos cursos de Engenharia, por meio de um estudo de caso com a aplicação de survey, com a finalidade de se criar um indicador a ser utilizado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), na análise dos motivos que levam o aluno a abandonar o curso, para que se possa oferecer alternativas para reverter essa decisão. Para a prospecção desse indicador foi utilizada a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), com a aplicação direta do software UCINET® e seu módulo integrado NETDRAW®, para a visualização das redes de relacionamentos formadas nas turmas avaliadas. Os resultados obtidos com o uso de survey e do software UCINET®, constatados e validados junto aos alunos, indicam que os motivos que conduzem r evasão escolar são distintos e variados, não sendo somente financeiros ou de dificuldade de acompanhamento do curso, conforme destaca a maioria dos documentos obtidos na revisão da literatura prospectada.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Ensino Superior, Análise de Redes Sociais, Evasão Escolar Superior
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Estudos das Redes Produtivas do Agronegócio - GEAGRO
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto