Análise da Qualidade no Segmento do Business to Customer: Um Estudo Exploratório
Anexos
Informações
Título
Análise da Qualidade no Segmento do Business to Customer: Um Estudo Exploratório
Autor(es)
João Gilberto Mendes dos Reis
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
24/11/2008
Resumo (EN)
The change of markets over the years has been characterized on the basis of evolution of humanity itself. From the relations of exchange, markets and highly competitive global situation, the business world has changed the way how people think and act on products and services. ln this context, the most recent amendment of the scenarios of the retail operations has been the use of technology in sales and distribution. The Internet has revolutionized the way people communicate, and more, as purchase their goods and services. Thus, the e-commerce, specifically the relation business to customer, or simply B2C, has acted so convincingly in this change of paradigm, namely the purchases in the physical location for the virtual site. Quotes online, ease of payment, price, speed of delivery, have become real order winners of applications for companies that compete in this segment. With the focus on quality of services on e-commerce, the research examines the factors related to the quality of services, and looks for what of these factors are winners of applications. With this aim were presented key aspects of quality of service in B2C; on the basis of this, it was are produced a poll with this segment of retail businesses and users of the system, in order to better know this problem. To achieve this objective, structured questionnaires were used in studies of multiple cases, with 5 companies surveyed in the sector and 120 users of e-commerce. The results indicate that aspects of quality and reliability, security, credibility are orders winners of applications in the view of costumers. So, these dimensions of quality should receive more attention from enterprises in this field, which, although they have demonstrated to have quality in their operations, can gain greater competitiveness focusing on the aspects of quality of service in e-commerce established by their customers.
Resumo
A mudança dos mercados ao longo dos anos tem acompanhado a evolução da própria humanidade. Das relações de escambo, aos mercados extremamente competitivos e de situação globalizada, o mundo dos negócios tem mudado de acordo com o modo como as pessoas pensam e agem em relação a produtos e serviços. Neste contexto, a mais recente alteração dos cenários das operações de varejo foi o uso da tecnologia no processo de vendas e distribuição. A internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e adquirem bens e serviços. Assim, o comércio eletrônico, mais especificamente na relação empresa-consumidor, o chamado B2C (Business to Consumer), tem atuado de maneira contundente nesta alteração de paradigma, ou seja, das compras no local físico, para o local virtual. Cotações on-line, facilidade de pagamento, preço e rapidez de entrega estão se tornando verdadeiros fatores ganhadores de pedidos para as empresas que competem neste segmento. Com o foco na qualidade de serviços do e-commerce, a pesquisa estuda os fatores relacionados à qualidade de serviços e quais destes são fatores ganhadores de pedidos. Para isso, foram arrolados os principais aspectos relacionados à qualidade do serviço no B2C e foi elaborada uma pesquisa junto a empresas deste segmento de varejo e junto a usuários do sistema para conhecer melhor essa problemática. Para alcançar esse objetivo, foram aplicados questionários estruturados em cinco empresas do setor e a 120 usuários do comércio eletrônico. Os resultados indicam que aspectos da qualidade como confiabilidade, segurança e credibilidade são os fatores ganhadores de pedidos na visão dos consumidores. Portanto, essas dimensões da qualidade devem receber maior atenção das empresas que, embora tenham demonstrado qualidade em suas operações, podem ganhar maior competitividade focando os aspectos da qualidade do serviço de comércio eletrônico mais importantes estabelecidos pelos clientes.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cadeias de Suprimentos, Business to Customer, Dimensões da Qualidade, Qualidade em Serviços, Fatores Ganhadores de Pedidos
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto