Análise da gestão da qualidade nas instituições particulares de ensino básico
Documento
Informações
Título
Análise da gestão da qualidade nas instituições particulares de ensino básico
Autor(es)
Valmir Passarelli
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
28/06/2022
Resumo
A escola particular de ensino básico está inserida em um ambiente de profunda competição e, para tanto, precisa desenvolver ferramentas de gestão para transitar nessa competição. Elas são concessões do poder público e por ele supervisionadas. Uma ferramenta para a introdução de um sistema de gestão da qualidade válida para empresas e instituições em geral, de produção de bens ou de serviços, é dada pelas séries de normas ISO 9000, existentes há cerca de 30 anos instituídas pela ISO-International Organization for Standardization. Mais recentemente, voltadas especificamente para ambientes educacionais, surgiram no Brasil a ABNT NBR 15419:2006, editada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e a ISO 21001:2018, adotadas no Brasil em 2020 como ABNT NBR ISO 21001:2020. Estas duas normas específicas são objeto de foco da presente dissertação, que busca avaliar a problemática de sua implantação em escolas particulares brasileiras de ensino básico, verificando como elas podem contribuir para o aumento da competitividade dessas escolas e qual a motivação das escolas particulares para terem um sistema de gestão. Para alcançar tais objetivos, o trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira exploratória do assunto por meio de revisão da literatura e a segunda pela elaboração de três artigos a respeito do tema. O primeiro artigo apresenta as diretrizes da norma ABNT NBR 15419 e como ela pode contribuir para o aumento da competitividade das escolas particulares de ensino básico. O segundo tem como objetivo explorar e avaliar a adequação da norma ABNT NBR ISO 21001:2020 para utilização como ferramenta de gestão nas escolas privadas de educação básica no Brasil. No terceiro artigo é feita uma pesquisa tipo survey para avaliar a motivação que teriam as escolas para implantar a norma ABNT NBR ISO 21001:2020 visando contar com sistema de gestão para melhorar os resultados da instituição de ensino. Os resultados mostram serem ainda bastante incipientes o conhecimento e a motivação para implantar as citadas normas, havendo a necessidade de se trabalhar intensamente no sentido de convencimento dessas instituições a respeito da validade e importância dessa possibilidade.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Escolas Particulares de Ensino Básico; Gestão da Qualidade; ABNT NBR ISO 21001: 2020; ABNT NBR 15419.
Publicado em
PASSARELLI, V.; COSTA NETO, P. L. de O. (Orientador). Análise da gestão da qualidade nas instituições particulares de ensino básico. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/93201/VALMIR-PASSARELLI.pdf
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto