Administração de materiais como elemento para a qualidade e a produtividade.
Anexos
Informações
Título
Administração de materiais como elemento para a qualidade e a produtividade.
Autor(es)
Osmildo Sobral dos Santos
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
15/09/2006
Resumo (EN)
One of the essential abilities to be implemented in organizations still refers to deliver a product or service to the customer, external or internal, one, according to specifications of quality and prices decided by the industrial area in conformance with the necessities of the customers, for what the support activities to production are highly relevant. Among the several activities on support to production, the Materials Administration helds great importance for the quality and productivity of companies, supplying the required level of service not only to the external clients, but also to the internal ones, by means of storage, materials handling, protection packing, attainment or suppliments, products programming (or planning) and information system processes, providing competitive advantages. This research was done with theoretical apparatus based on the concepts and definitions of Quality, Services and Materials Administration. An interface among these three fields is studied by means of a comparative analysis, held through questionnaires, answered by medium and big companies of the industrial branch in the cities of São Paulo, Guarulhos and its region. Under the Production area point of view, the Materials Administration activities are analyzed relating them with relevant aspects of quality and productivity of the process. With this, it was possible to clarify several aspects of the importance of Materials Administration in the delivery of services with quality to the internal client Production and the efficiency with which these activities are carried through in the researched companies.
Resumo
Uma das competências essenciais a ser implementada nas organizações ainda diz respeito a entregar um produto ou serviço ao cliente, externo ou interno, dentro das especificações de qualidade e preços planejados pela área industrial, nos limites das necessidades dos clientes, tendo as atividades de apoio à produção como fatores relevantes para o alcance de tal objetivo. Em meio às diversas áreas de apoio à produção, a Administração de Materiais surge como uma atividade de grande importância para a qualidade e produtividade dos serviços das empresas, fornecendo o nível requerido de serviço não somente ao cliente externo, mas também ao cliente interno, por meio dos processos de armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção ou suprimentos, programação de produtos ou planejamento e sistema de informações, proporcionando vantagens competitivas. Estuda-se, neste trabalho --construído com aparato teórico baseado nos conceitos e definições sobre Qualidade, Serviços e Administração de Materiais -- uma interface entre estes três campos, mediante uma análise comparativa, via questionário, das empresas do ramo industrial de médio e grande porte das cidades de São Paulo, Guarulhos e região. Sob a ótica da área de Produção, analisam-se as atividades de apoio à produção, fornecidas pela Administração de Materiais, relacionando-as com aspectos relevantes para a qualidade e produtividade do processo. Com isso, clarificaram-se aspectos da importância da Administração de Materiais no fornecimento de serviços com qualidade para a satisfação do consumidor interno – Produção -- e na garantia da eficiência com que estas atividades de apoio são realizadas nas empresas pesquisadas.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Produtividade, Serviços, Administração de materiais
Área de Concentração
Gerência da Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto