Adaptação dos cursos de engenharia para a Indústria 4.0: adequação do corpo docente
Autor(es)
Luis Antonio Mendes de Mesquita Araujo
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Resumo
A Indústria 4.0 ganhou considerável importância nos últimos anos, e o mix de tecnologia por ela implementado tornou-se objeto de uso pelas mais diferentes empresas. É necessário adequar os colaboradores a essas novas matrizes produtivas. Diante de tal situação, esta pesquisa tem como foco o estudo da formação de um corpo docente, que proporcione aos profissionais de engenharia a capacidade de atuar na indústria 4.0 de forma plena. Para sua execução, foi realizado um estudo bibliográfico, e a utilização da metodologia DELPHI para realização de entrevistas com profissionais vinculados à profissão de engenharia ou formação de engenheiros de nível superior. Por meio do estudo dos resultados, foi possível compreender alguns fatores relevantes sobre a avaliação dos cursos de engenharia frente às demandas da indústria 4.0, o entendimento das competências exigidas dos engenheiros, que atuam no ambiente desta nova metodologia produtiva, além da composição do corpo docente preparado para formar os técnicos, que atuam nesse modelo de produção.