A retenção escolar como processo crítico à qualidade do serviço educacional
Anexos
Informações
Título
A retenção escolar como processo crítico à qualidade do serviço educacional
Autor(es)
Simone Maria Viana Romano
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
25/03/2014
Resumo (EN)
The increased business competitiveness requires more qualified professionals who, when not found in the region, itself, on searched in other places or even in other countries. To meet the market need, colleges of technology have increased the number of vacancies, but their effectiveness in the training of students has not matched the requirements and business needs. The product embedded in the service in this case goes beyond the diploma, because the effectiveness and efficiency of the course are the capacity and competence of the student in the development of professional activities. In order to assess which are the main factors of failure in the process at generating professionals, the present study examined the results of ten years commencing students and graduates in the course of Computing for Business Management in a College of Technology of the State of São Paulo. Among the many factors that influence the failure are truancy and disciplinary student retention at rated travel. The retention, and dependence, is one of the main problems found and pointed in both the survey data at the institution, as in the questionnaires to the students. The problems are related to failures in communication, safety and knowledge of the student. These factors can be mitigated with the use of distance learning tools, which approximates approaching students and teachers, standardizes information about the contents, activities, dates, reviews, inserts, and integrates students from presencial and distance education courses.
Resumo
O aumento da competitividade empresarial exige profissionais mais qualificados os quais, quando não encontrados na própria região, passam a ser contratados em outros locais ou até mesmo em outros países. Para atender à necessidade do mercado, as faculdades de tecnologia têm aumentado o número de vagas, mas a sua eficácia na formação dos alunos não tem acompanhado as exigências e as necessidades das empresas. O produto do serviço inserido nesse processo vai além do diploma, pois a eficácia e eficiência do curso estão na capacidade e competência do egresso no desenvolvimento das atividades profissionais. No sentido de avaliar quais são os principais fatores de insucesso, nesse processo de formação de profissionais, a presente pesquisa analisou o resultado de dez anos dos alunos ingressantes e formados no curso de Informática para Gestão de Negócios em uma faculdade de tecnologia do Estado de São Paulo. Dentre os diversos fatores que influenciam o insucesso, estão a evasão escolar e a retenção disciplinar dos alunos no curso avaliado. A retenção, ou dependência, é um dos principais problemas encontrados e apontados, tanto no levantamento de dados junto à instituição, quanto nos questionários aplicados aos alunos. Os problemas estão relacionados com falhas em comunicação, segurança e conhecimento do aluno. Esses fatores podem ser atenuados com a utilização de ferramentas de ensino a distância, que aproximam alunos e professores, padronizam informações quanto aos conteúdos, atividades, datas, avaliações, inserem e integram os alunos presenciais e os não presenciais.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Educação Tecnológica, Dependência, Evasão, Ensino a Distância
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto