A implantação do sistema de gestão da qualidade em construtoras do Piauí
Anexos
Informações
Título
A implantação do sistema de gestão da qualidade em construtoras do Piauí
Autor(es)
Thais Rodrigues Ibiapino
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
20/12/2016
Resumo (EN)
The number of construction companies which look for a certification in their systems of quality management have been increased in the last years, mainly based on ISO 9000 and at PBQP-H. However, companies face many difficulties when they go through the implement of the process, certification and maintenance of the system. The present paper has addressed these difficulties anchored to the basic concepts of quality and importance of certification. The idea is showing, by means of a comparative analysis, how professionals behave themselves and companies related to the management quality system, it displays the advantages and disadvantages in getting the certification. The research addressed to the professionals’ commitment and their managing concerning the rules. It has been noticed, indeed, it is necessary that all people involved accept and adapt to the system and meet the rules determined to reach the goals aimed. As a basis of comparison, a company not certified was looked for to analyze that the only way to get organization and quality is by applying the norms and demanding of external companies, more precisely, companies’ funders.
Resumo
O número de construtoras que buscam certificação de seus sistemas de gestão da qualidade tem crescido nos últimos anos, baseados, principalmente, na ISO 9000 e no PBQP-H. Entretanto, as empresas passam por muitas dificuldades durante o processo de implantação, certificação e manutenção do sistema. O presente trabalho abordou essas dificuldades fundamentadas nos conceitos básicos da qualidade e na importância da certificação. A ideia foi demonstrar, por meio de uma análise comparativa, como se comportam os profissionais e as empresas em relação ao sistema de gestão da qualidade, também demonstrar as vantagens e as desvantagens de se alcançar a certificação. A pesquisa também abordou o comprometimento dos profissionais e seu gerenciamento em relação às normas. Observou-se, se de fato, que é necessário que todos aceitem e se adaptem ao sistema e cumpram as normas determinadas para que possam alcançar os resultados desejados. Como base de comparação, buscou-se uma empresa não certificada para analisar se realmente só se alcança organização e qualidade com a utilização de normas e cobranças de empresas externas, mais precisamente, empresas financiadoras.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Certificação, ISO 9000, Construção Civil
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto