A formação de engenheiros empreendedores inovadores contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária
Anexos
Informações
Título
A formação de engenheiros empreendedores inovadores contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária
Autor(es)
Danielle Miquilim
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
29/01/2019
Resumo (EN)
In order to increase student enrollment, lower dropout rates, and improve the insertion of engineers in the labor market, a growing percentage of engineering schools have sought to implement teaching models geared to innovation and entrepreneurship. Mathematical and technical skills are well established in traditional engineering courses, but in the face of the rapid evolution of technology, the training of the engineer must adapt quickly to new knowledge and techniques, to meet the needs and expectations of society. All over the world, schools of engineering propose to face this situation by offering a teaching with innovative entrepreneurial characteristics, in the teaching-learning process and university management, thus reducing evasion rates, making the course more attractive in the students’ view and collaborating with comprehensive formation, that is, an engineer ready to act in the labor market. This doctoral dissertation aims to propose and analyze a model that characterizes an innovative entrepreneurial school in the engineering course, that is, to identify the main factors that lead an engineering school to be entrepreneurial and innovative from two perspectives: teaching and learning process and university management. In methodological terms, from the point of view of its nature, it is a qualitative research, in which the main procedure used is the content analysis of the answers to questionnaires with open and closed questions, applied to directors, coordinators, professors and students of engineering courses for the validation of the model. As a result, we verified that the factors that received more importance are the teaching through projects and the management of personnel to change the vision of the teachers, that is, the professor assumes a new role within the classroom. We also found a difference between the strategy found in private schools and the change initiatives of a public school.
Resumo
Visando aumentar a entrada de alunos, diminuir a taxa de evasão e melhorar a inserção dos engenheiros no mercado de trabalho, uma porcentagem crescente das escolas de Engenharia buscam implantar modelos de ensino voltados para a inovação e o empreendedorismo. A habilidade matemática e técnica é algo bem estabelecido nos cursos tradicionais de Engenharia, porém diante da rápida evolução da tecnologia, a formação do engenheiro precisa adaptar-se velozmente aos novos conhecimentos e técnicas, atendendo às necessidades e expectativas da sociedade. Escolas de Engenharia no mundo propõem enfrentar essa situação oferecendo um ensino com características empreendedoras inovadoras, diante do processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária, diminuindo assim as taxas de evasão, tornando o curso mais atrativo, na visão do aluno, e colaborando para uma formação abrangente, ou seja, um engenheiro pronto para atuar no mercado de trabalho. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo central propor e analisar um modelo que caracterize a escola empreendedora inovadora no curso de Engenharia, ou seja, identificar os principais fatores que levam uma escola de Engenharia a ser empreendedora e inovadora diante de duas perspectivas: processo de ensino-aprendizagem e gestão universitária. Em termos metodológicos, do ponto de vista da sua natureza, é uma pesquisa qualitativa, em que o principal procedimento utilizado é a análise de conteúdo das respostas a questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a diretores, coordenadores, professores e alunos dos cursos de Engenharia para a validação do modelo. Como resultado, verificou-se que os fatores com mais importância são: o ensino por meio de projetos e a gestão de pessoal para mudar a visão dos professores, ou seja, o professor assume um novo papel dentro de sala de aula. Registrou-se também a diferença entre a estratégia encontrada nas escolas privadas e as iniciativas de mudança de uma escola pública.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Educação em Engenharia, Empreendedorismo Inovador, Processo Ensino-Aprendizagem, Gestão Universitária
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto