Indústria 4.0: caminhos da transição e estratégias de inovação em empresas de autopeças no Brasil
Anexos
Informações
Título
Indústria 4.0: caminhos da transição e estratégias de inovação em empresas de autopeças no Brasil
Autor(es)
Sergio Miele Ruggero; Nilza Aparecida dos Santos; Marcia Terra da Silva
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Publicado em
Revista
Resumo
A integração de tecnologias associada às estratégias de inovação pode favorecer a
competitividade em empresas de pequeno e médio porte. Ainda que para essas empresas os
entraves sejam maiores, tornando a transição à Indústria 4.0 mais lenta quando comparadas às organizações de grande porte, facilitadores como o lean manufacturing e adoção de estratégias inovadoras podem acelerar o acesso à transição. O objetivo deste artigo foi identificar e analisar como os impedimentos, ganhos e facilitadores para a transição à Indústria 4.0, influenciam as estratégias de inovação de pequenas e médias empresas do segmento automotivo no Brasil. Os métodos utilizados foram a pesquisa survey aplicada a 51 gestores da área industrial de empresas do segmento automotivo e o estudo de caso único em uma empresa de autopeças, de porte médio, localizada na Grande São Paulo. Os principais resultados apontaram que estratégias inovadoras podem propiciar a criação de novos negócios, além de indicar meios e caminhos possíveis para facilitar o acesso de empresas do segmento automotivo à transição para a Indústria 4.0.
Palavras-chave
Estratégias. Indústria 4.0. Inovação. Lean manufacturing
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.