A alimentação escolar é um dos projetos mais bem-sucedidos no Brasil. Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) todos os estudantes matriculados em
cursos da Educação Básica em escolas públicas recebem pelo menos uma refeição diária.
Este não é um programa de assistencialismo e sim uma política pública, garantida pela constituição Brasileira de 1988, que auxilia no desenvolvimento biopsicossocial dos educandos. Mas, embora seja um direito, nem sempre isso é reconhecido pelos educandos e suas famílias, não havendo assim, o desenvolvimento do senso de pertencimento em relação a essa questão. O objetivo geral é identificar como avaliar se os municípios e as unidades escolares públicas de Educação Básica promovem o desenvolvimento do senso de pertencimento em relação à Alimentação Escolar. O método da pesquisa é qualitativo, com análise documental e revisão teórica da literatura. Os resultados indicaram a necessidade da criação de um instrumento de avaliação capaz de fornecer indícios sobre a formação de senso de pertencimento a respeito da alimentação escolar. Por isso apresenta-se o esboço de um modelo de avaliação para essa finalidade, que poderá ser replicado em municípios e unidades escolares em geral. Conclui-se que as escolas, por meio de suas atividades pedagógicas, devem auxiliar no desenvolvimento do senso de pertencimento no que diz respeito à alimentação escolar.
Alimentação Escolar, Politicas Públicas, Senso de Pertencimento, Avaliação.