2023 -Uma Sistemática para Classificação de Modelos de Negócios e Estratégias
Documento
Informações
Título
2023 -Uma Sistemática para Classificação de Modelos de Negócios e Estratégias
Título (EN)
A Systematic for Classifying Business Models and Strategies
Autor(es)
Jaqueline Gomes | Marcelo Tsuguio Okano
Instituição
Universidade Paulista
Tipo
Artigo
Tipo de Mídia
Revista
Resumo (EN)
Over the years, many business assumptions and practices that were once taken for granted began to unravel, giving way to new concepts. The business strategy is a consequence of the business model, as the model represents the assumption of the strategy, and is an initial factor for it. The objective of this research is to develop indicators to classify the relationship between business models and business strategies in different production systems and apply them to companies in Brazil and Poland to understand if the indicators remain the same. For the methodology, a qualitative, exploratory-descriptive approach was used, and for the construction of the indicators, a multiple case study was applied to identify the similarities and dissimilarities in the business models and strategies. Among the results, it can be highlighted that the unifications of the individual strategies of each pillar of the business model, when grouped, represent the relationships between business models and strategies of different production systems.
Resumo
Ao longo dos anos muitos pressupostos e práticas de negócios antes tidos como certos começaram a se desfazer dando lugar a novos conceitos. A estratégia de negócios é uma consequência do modelo de negócio, pois o modelo representa o pressuposto da estratégia, sendo um fator inicial para ela. O objetivo desta pesquisa é elaborar indicadores para classificar a relação entre modelos de negócios e estratégias de negócios em diferentes sistemas produtivos e aplicá-los em empresas no Brasil e na Polônia para compreender se os indicadores permanecem os mesmos. Para a metodologia foi utilizada abordagem qualitativa, do tipo exploratória descritiva, para a construção dos indicadores foi aplicado estudo de múltiplos casos para identificar as semelhanças e dissemelhanças nos modelos de negócios e estratégias. Dentre os resultados pode-se destacar que as unificações das estratégias individuais de cada pilar do modelo de negócio, quando agrupadas, representam as relações entre modelos de negócios e estratégias de diversos sistemas produtivos
Palavras-chave
valor | canvas | estratégias de negócios | sistemas produtivos
Direito de Acesso
Acesso Aberto