‘Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?’ Cultura midiática, práticas de consumo e cotidiano entre camadas subalternas em Sorocaba/SP
Anexos
Informações
Título
‘Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?’ Cultura midiática, práticas de consumo e cotidiano entre camadas subalternas em Sorocaba/SP
Autor(es)
José Aparecido Batista Junior
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Data de Defesa
14/05/2018
Resumo (EN)
Studies developed about citizenship, the culture of consumption, day-to-day life, communication, culture, differences, social policies, cities, globalization and circulation are discussed in this thesis not only from the classical models, but also using British Cultural Studies and interdisciplinarity. With cultural diversity new consumption habits come up, interfering on people’s feelings of belonging, in citizenship practices and identity processes. We have linked subalternity and the consumption culture to question and break the hegemonic thought that tells people who live in miserable situation what they can possess and where they can live in the city, which influences the interpretations of those who manage public social and cultural policies. The research intends to go beyond those studies that are restricted to matters of social condition at a moment that a larger participation and visibility of subordinate groups in mass communication vehicles come up, using information that is not set against State interests, blocking full exercise of citizenship practice and access to information. Consumption here is a method used to think, socialize and access everyday life, not being understood as an irrational act of the non-hegemonic group. We discuss about the city formation process under intercultural point of view, intertwining individual life with collective life, in which differences give way to dialogue, with orientation about communication and consumption culture. Field work, interviews and the ethnography of consumption practice were used to build using a reality more close to what that specific group of people lived. The speeches used were used to help understanding the process of formation of the neighborhoods that were studied, the traffic, belonging and consumption practice in the city from the non-hegemonic and from listening the subordinate group. We have related consumption and day-to-day life, going through economic questions, especially in matters of badly distributed wealth. When we are oriented by consumption culture, we make an analysis of day-to-day life and the place where they live, going beyond where they live, appropriating day-to-day life.
Resumo
Os estudos sobre cidadania, cultura do consumo, cotidiano, comunicação, cultura, diferenças, políticas sociais, cidade, globalização e circulação são discutidos nesta tese não apenas a partir dos modelos clássicos, mas também por meio dos Estudos Culturais Britânicos (ECB) e da interdisciplinaridade. Com a diversidade cultural surgem novos hábitos de consumo, interferindo no pertencimento do sujeito, nas práticas cidadãs e nos processos de identidade. Relacionamos subalternidade e cultura do consumo para questionar e fissurar o pensamento hegemônico que dita o que as pessoas em situação de miserabilidade econômica devem possuir e onde permanecer na cidade, o que influencia as interpretações dos gestores das políticas públicas sociais e culturais. A pesquisa visa ultrapassar os estudos restritos às questões de classe em um momento em que há maior participação e visibilidade de grupos subalternos em meios de comunicação de massa, porém as informações transmitidas ainda são as que não confrontem os interesses próprios e do Estado (DOWBOR et al., 2000), impedindo o pleno exercício de práticas cidadãs e acesso à informação. O consumo aqui é um método para pensar, socializar e acessar a vida cotidiana, não sendo entendido como um ato irracional do grupo não hegemônico. Discutimos o processo de formação da cidade sob a óptica intercultural, interessando o entrelaçamento da vida individual com a coletiva, na qual a diferença ganha espaço para a promoção do diálogo, com orientação e viés da comunicação e da cultura do consumo. As visitas de campo, as entrevistas e a etnografia das práticas do consumo serviram para a construção mais próxima do cotidiano dos sujeitos da pesquisa. As falas apresentadas auxiliaram oentendimento do processo de formação dos bairros estudados, os trânsitos, os pertencimentos e as práticas do consumo na(da) cidade a partir do não hegemônico e a partir da escuta da voz do subalterno. Relacionamos o consumo e o cotidiano, perpassando por questões econômicas, sobretudo em função da má distribuição da riqueza socialmente produzida. Ao sermos orientados pela cultura do consumo, analisamos o cotidiano e o território em que o indivíduo vive, indo além do local de moradia, apropriando-nos do cotidiano.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Cultura, Consumo, Cidadania, Subalternidade, Cidade, Comunicação
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
aguardando o docente informar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto