Unboxing Pandora: O Imaginário sobre O Universo Feminino das Influenciadoras Digitais Brasileiras
Anexos
Informações
Título
Unboxing Pandora: O Imaginário sobre O Universo Feminino das Influenciadoras Digitais Brasileiras
Autor(es)
Ariana Nascimento da Silva
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
22/06/2020
Resumo (EN)
The present research deals with the reverberations of the mythical symbolic contents of the Greek goddesses in the construction of the Brazilian digital influencers' imaginary, in a context in which these Digital Influencers achieved great social visibility and great commercial impact. A large number of companies invested high sums in influencer’s images built inside YouTube´s digital environment and, later, on Instagram´s. The mains goal was to understand how influencers used the ancient archetypes of Greek goddesses and reconfigured them as market stereotypes. The specific goal was the analysis of each type of channel, listing the archetypal traits of the Greek goddesses Aphrodite and Artemis. Meanings were appropriated and reduced to an ideological interpretation used to sell products and spread a narrative about the feminine that is not in related with mythology or with studies about the cultural imaginary. From this central hypothesis, we witnessed that the enormous success of these digital influencers is partly due to the strong presence of the symbolic contents, more specifically the myths of the Greek goddesses. This generates an easy identification with their followers and consequently a strong symbolic adhesion, later converted into profit. The method used was the internet research between the years 2018 and 2020, analyzing the channels’s metrics, the channel content, the influencers’s posts on beauty and health / fitness and whether they migrated to an Instagram platform and their channel contents. This work is part of a series of studies about the relations between Media and Imaginary developed by the Media Research Group and Studies of the Imaginary of UNIP. Its conceptual basis to approach the imaginary is Edgar Morin’s notion of Noosphere (2007) and the anthropological paths of the Imaginary, as well as Malena Contrera's concept of Mediosphere (2010). In this sense, it is inserted in the studies that deal with the intersections between Media and Myth.
Resumo
A presente pesquisa trata das reverberações dos conteúdos míticos simbólicos das deusas gregas na construção do imaginário das Influenciadoras Digitais brasileiras, num contexto em que estas Influenciadoras Digitais conquistaram grande visibilidade social e grande impacto comercial. Grandes empresas investiram altas somas nas imagens das influenciadoras, construídas dentro do ambiente digital YouTube e posteriormente no Instagram. O objetivo central foi entender como as Influenciadoras utilizaram os arquétipos ancestrais das deusas gregas e os reconfiguraram como estereótipos de mercado. O objetivo específico foi a análise de cada tipo de canal elencando com as características arquetípicas das deusas gregas Afrodite e Ártemis. Significados foram apropriados e reduzidos a uma interpretação ideológica para vender produtos e propagar um discurso sobre o feminino que não condiz com a mitologia nem com os estudos sobre o imaginário cultural. A partir dessa hipótese central, verificamos que o enorme sucesso dessas Influenciadoras Digitais se deve, em parte, pela presença forte dos conteúdos simbólicos, mais especificamente dos mitos das deusas gregas. Isso gera uma fácil identificação com as suas seguidoras e consequentemente uma forte adesão simbólica, posteriormente convertida em lucro. O método utilizado foi a pesquisa netnográfica entre 2018 e 2020, analisando as métricas dos canais, os conteúdos dos canais, postagens das Influenciadoras Digitais do segmento beleza e saúde/fitness e se elas migraram para a plataforma Instagram. Este trabalho se insere nos estudos das relações entre Mídia e Imaginário desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário da UNIP, tendo como base conceitual para tratar o Imaginário a proposição de Edgar Morin sobre Noosfera (2007) acerca dos percursos antropológicos do Imaginário e da proposição de Mediosfera de Malena Contrera (2010). Insere-se, nesse sentido, nos estudos que tratam das intersecções entre Mídia e Mito.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Internet; Imaginário; Mitologia; Influenciadoras Digitais; YouTube;
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto