Um Só Coração. A Recriação Ficcional de Yolanda Penteado
Anexos
Informações
Título
Um Só Coração. A Recriação Ficcional de Yolanda Penteado
Autor(es)
Hilario Nino Dastre
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
31/05/2007
Resumo (EN)
The miniseries Um Só Coração, broadcast in 2004, was envisaged by Globo TV as one of the events to celebrate São Paulo 450th foundation anniversary. The authors, Maria Adelaide Amaral and Alcides Nogueira, assembled a wide panel on the piecemeal process of building the city's cultural identity throughout the 20th century, from the point of view of one of its major patronesses, Yolanda Penteado.
Quintessential facts concerning the evolution of the city urban, cultural, social and political life were depicted in the plot, from the 1922 W eek of Modem Art, the 1924 and 1932 revolutions, arriving at the 40's, the post-war period, with the creation of the Museum of Modem Art - MAM, the São Paulo Art Museum - MASP, the Brazilian Comedy Theatre -TBC and the Vera Cruz Cinema Company, on to the inauguration of the television broadcasting system in 1950 and the creation of the São Paulo International Biennial Art Exhibition. Toe importance of Yolanda Penteado in setting a permanent cultural agenda to the city is unveiled as their sequence unfolds. Toe miniseries trails the paths followed by Yolanda Penteado and many of the actual and fictional characters with whom she interacts along four decades. This research aims at finding out the means by which the biography was transposed to the television miniseries format. It is an investigation on the process of inserting fictional characters and events in a so-called "biographical" production, on the cultural and historical references considering its spanning period and, at last, the feuilleton narrative resources and the elements of symbolic significance summoned to compose the production.
Resumo
A minissérie Um Só Coração foi ao ar em 2004 como parte dos eventos da Rede Globo para comemorar os 450 anos de fundação da cidade de São Paulo. Os autores Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira compuseram um amplo painel sobre a construção da identidade cultural da cidade no percurso do século XX, sob a ótica de uma de suas maiores incentivadoras: Yolanda Penteado.
Os eventos mais marcantes da evolução da vida urbana, social, política e cultural da cidade foram inseridos na trama: desde a Semana de Arte Moderna de 1922, as revoluções de 1924 e 1932, chegando à década de 40, no período do pós-guerra, com a criação do Museu de Arte Moderna - MAM e do Museu de Arte de São Paulo - MASP, do Teatro Brasileiro de Comédia - TBC e da Companhia de Cinema Vera Cruz, até a inauguração da televisão em 1950 e a criação da Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. E revela a importante contribuição de Yolanda Penteado para a construção de uma agenda cultural permanente para a cidade de São Paulo.
A minissérie acompanha a trajetória de Yolanda Penteado e de muitos personagens, reais ou ficcionais, com os quais ela interage ao longo de quatro décadas. O que esta pesquisa se propõe a descobrir é como se deu a transposição da biografia para o formato de minissérie de televisão, como foi o processo de inserção de personagens e eventos ficcionais em uma produção que se pretende biográfica, as referências históricas e culturais da época usadas na tessitura ficcional e, por fim, quais foram os recursos de folhetim e os elementos simbólicos inseridos na composição da obra.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Televisão, Minissérie, Ficção, Personagem
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto