Trajetória da Razão à Multisensorialidade na Estética Contemporânea: uma sondagem junto a jovens do interior paulista.
Anexos
Informações
Título
Trajetória da Razão à Multisensorialidade na Estética Contemporânea: uma sondagem junto a jovens do interior paulista.
Autor(es)
Roberto Claret Freirias
Orientador(es)
Eunice Vaz Yoshiura
Data de Defesa
17/02/2006
Resumo (EN)
The following paper is considered as qualitative exploratory research. lts main objective is to explain in which way the course of advertisement aesthetics can contribute to the development of contemporary sensibility. Taking into account the enormous variety of communication media and the resulting avalanche of messages that fight for the attention of the receiver, the center of attention of this paper is directed to the way the perception of advertisement communication is received and understood by society. Therefore, a discussion is open in relation to the use of creativity within the material transmitted and its correspondence with the interactive factor. From the identification of a crisis in the way humanity started dealing with their senses and also from the evolution of rational thinking resulted from industrial evolution, the hypothesis is presented that advertisement, when looking for ways to reach the customer, is contributing to modify the relation of contemporary Man with their daily sensorial feelings. The course of commercial communication from the beginning of the 20th century to the present days (year 2005) focus on Brazilian advertisement work published in magazines during the period between the first decade of the 20th century until the beginning of the 21st century. This path is characterized by communication, which developed a route from reason to multisensibility, as well as a continuous parallel development of mass media communication, the consumer markets and the disclosure of technology itself to broadcast messages. The contemporary aesthetic advertisement relations are considered in the written form like aesthesia, the approach and the impact of advertisement work on the five senses. The advertisements analyzed are those which approach the sensorial organs of the receiver, promoting genuine perception interactivity. ln order to identify the interactive reach of reader by the media, Thompson's (1998) conception was used as theoretical basis. Thus, the intentional, conventional, structural, referential and contextual aspects were considered as basic categories for analysis. There is also special focus on advertisement related to smell, the less explored of the five senses until a short while ago. The description of a research of such a perception is presented using phenomenological perspective having advertisement with olfactory resources exposed to a group of young receptors aged 25 to 30. The paper is closed with the reading of advertisement sense in contemporary society. Using the conceptions of Merleau-Ponty (1971), for whom "to be in the world" is possible by corporality, and based on Maffesoli's (1996) sociological view, which identifies "to be together" as a characteristic of contemporary youth, the advertisement aesthetics is unveiled beyond its marketing nature. Doing so, the former knowledge of this perspective is interrupted and the attention turns to its facticity in relation to contemporary man's perception and sensibility Thus, reasons about the meaning of advertisement in the constitution of contemporary sensibility are discussed.
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa. Tem como objetivo principal explicitar de que maneira a trajetória da estética publicitária vem contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade contemporânea. Levando-se em conta a enorme quantidade de veículos de comunicação e uma consequente avalanche de mensagens que disputam a atenção do público receptor, o foco do trabalho é direcionado para a maneira como a percepção da comunicação publicitária é receptada e entendida na sociedade. Para isso abre-se uma discussão a respeito do emprego da criatividade nas peças veiculadas e sua correspondência com o fator interativo. A partir da identificação de uma crise no modo como a humanidade passou a lidar com os seus sentidos, devido à evolução do pensamento racional decorrente da evolução industrial, apresenta-se a hipótese de que a publicidade, ao buscar novos meios para atingir o consumidor, está contribuindo para modificar a relação do homem contemporâneo com a sua sensorialidade no seu cotidiano. Descreve-se o percurso da comunicação comercial do início do século XX até a atualidade (ano 2005) focalizando-se peças publicitárias brasileiras veiculadas em revistas impressas desde a primeira década do século XX até o início do século XXI. Nesta trajetória caracterizou-se uma comunicação que desenvolveu um percurso que vai da razão à multisensorialidade, paralelamente ao desenvolvimento contínuo dos meios de comunicação de massa, dos mercados consumidores e da própria tecnologia de divulgação para veiculação de mensagens. São consideradas as relações da estética publicitária contemporânea na forma impressa com a estesia, a abordagem e o impacto de peças publicitárias nos cinco sentidos. São analisadas propagandas que abordam os órgãos sensoriais de seus receptores, promovendo com estes uma interatividade perceptual genuína. Para identificar o alcance interativo da mídia com seu leitor, assumiu-se como base teórica a concepção de Thompson (1998). Assim, os aspectos intencionais, convencionais, estruturais, referenciais e contextuais foram adotados como categorias básicas para a análise. Focalizam-se ainda, de modo especial, peças publicitárias voltadas para o olfato, até há pouco tempo o menos explorado dos cinco sentidos. Apresenta-se o relato de uma sondagem desse tipo de percepção realizada, numa perspectiva fenomenológica, a partir da exposição de uma peça publicitária com recurso olfativo a um grupo de jovens receptores, com idade entre 25 e 30 anos. Finaliza-se o trabalho com a leitura do sentido da publicidade na sociedade contemporânea. A partir das concepções de Merleau-Ponty (1971), para quem o ser-no-mundo se faz pela corporalidade, e com base na visão sociológica de Maffesoli (1996), que identifica no estar-junto uma característica da juventude na contemporaneidade, desvela-se a estética publicitária para além de sua natureza mercadológica. Assim, suspende-se o conhecimento anterior desta perspectiva e volta-se o olhar para sua facticidade no que tange à percepção e à sensibilidade do homem contemporâneo. Tecem-se, dessa forma, considerações a respeito do sentido da publicidade na constituição da sensibilidade contemporânea.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Percepção, Publicidade e Propaganda, Recursos interativos, Mídia Impressa
Linha de Pesquisa
Cultura midiática e grupos sociais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto