Tragédias do final da tarde: a configuração de notícias nos telejornais policiais “Brasil Urgente” e “Cidade Alerta”
Anexos
Informações
Título
Tragédias do final da tarde: a configuração de notícias nos telejornais policiais "Brasil Urgente" e "Cidade Alerta"
Autor(es)
Flávia Silveira Serralvo
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
30/03/2006
Resumo (EN)
The theme of this research is centered on the Brazilian TV news that emphasizes urban tragedies, having as its corpus two programs - Cidade Alerta (Record Channel) and Brasil Urgente (Bandeirantes Channel). The analysis focuses on the presenters' attitudes and on the way these programs use different languages - speech, sound effects and image. The following questions (hypotheses) were the starting point for this study: 1. Why do TV news that are apparently prejudiced and sensationalist are shown by many stations in Brazil?; 2. Since Aqui Agora (SBT Channel) until the present moment, have these programs evolved in any way?; 3. Since the standard focus of these TV news are the daily problems lived by the common inhabitants of the big urban centers, how do these shows deal with a tragedy that involves an international celebrity?; 4. What is the relationship between the speech (of the presenter and the reporters), the sound effects and also the images that illustrate the reports?; 5. How is the presenters' speech developed in order to adjust to the TV stations' ideologies and to the target audience? This descriptive research can be classified as a multiple cases study. The analysis of the selected contents (chosen among randomly recorded programs, between March 2004 and November 2005) were based on a theoretical-applied approach, supported in the reading of works that deal with the subject.
Resumo
A pesquisa aborda a temática do telejornalismo policial, tendo como corpus os programas Cidade Alerta (TV Record) e Brasil Urgente (TV Bandeirantes), a partir da análise de suas reportagens, da postura dos apresentadores e da forma como esses programas utilizam diferentes linguagens: fala, som e imagem. Os seguintes questionamentos (hipóteses) foram o ponto de partida para este estudo: (1) Por que telejornais que são considerados preconceituosos e sensacionalistas fazem parte da programação de várias emissoras? (2) Desde o surgimento do telejornalismo policial (com o Aqui Agora, do SBT) até o presente momento, poderia ser detectada uma evolução nesse tipo de programa? (3) Visto que o enfoque padrão dos telejornais policiais são os problemas diários dos moradores dos grandes centros urbanos, de que forma é abordada uma tragédia que envolva uma pessoa célebre? (4) Qual é a relação existente entre a fala (do apresentador e repórteres), o som (fundos musicais, ruídos) e imagens (que ilustram as matérias)? (5) Como é elaborado o discurso de modo a adequar-se à postura ideológica da emissora em que os programas são veiculados? Este trabalho, de caráter descritivo e analítico com base nas teorias da linguagem, configura-se como um estudo de casos múltiplos. As análises do conteúdo selecionado (a partir da gravação aleatória dos programas no período de março de 2004 a novembro de 2005) tiveram como base uma aproximação teórico-aplicada do objeto, apoiadas na leitura de obras que tratam do tema.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Telejornalismo policial, Análise do discurso, Televisão
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto