Telejornalismo do Grotesco: telejornal Aqui e Agora
Anexos
Informações
Título
Telejornalismo do Grotesco: telejornal Aqui e Agora
Autor(es)
Martha Isabel Alves dos Santos
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
22/09/2006
Resumo (EN)
The objective of this study is to show the grotesque side of TV news program "Aqui e Agora" presented by SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) in the nineties, and how strongly people relate to this phenomena which is showed on popular Brazilian TV programs besides being present in art, movies and people's everyday-life. Despite the fact there are various studies of "Aqui e Agora" which deal with its history and language; the theoretical approach of this TV news program concerning the presence of aesthetic grotesque, which this study tackles, hasn't been approached yet. This research, which is part of a study of "Aqui e Agora" TV news program, is to be understood according to the theories of media and journalism concerning the grotesque. lt also shows various innovations which "Aqui e Agora" brought to TV news programs during the time when they were copied from other TV news programs. his study tries also to analyze the various influences that "Aqui e Agora" had received from other mediums such as the hand-held of steady-cam borrowed from movies, the language, the soundtrack , the noise of the radio and the use of the characteristics of text material taken from the printed media to produce sensational headlines. The study raises some other methods used TV such as (nervous-cam) and the exploration of the journalistic recourse " Povo Fala". The study also shows how the TV news program brought to TV the daily violence in the outskirt of great cities where the reporters work with scatological description of the exposed situations. Various grotesque elements which are presented in the article from the readings of "Aqui e Agora" are analyzed not only according to the subject like in the composition of the TV program presenters, reporters and commentators who, very often, lead the spectator to ironic or (nervous) laughter which are the characteristics of the grotesque style. At the same time the study allow us to conclude that a TV news program becomes successful during that period of time because the people relate to its language which is full grotesque reality.
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar a presença do grotesco no telejornal Aqui e Agora, apresentado pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) na década de 90, e a forte identificação do público com o fenômeno que está presente na programação popular da televisão brasileira, além de ser recorrente na arte, no cinema e na vida cotidiana das pessoas . Apesar de existirem vários trabalhos sobre o Aqui e Agora que tratam da história e da linguagem, o telejornal ainda não havia sido estudado sob o enfoque teórico que esta pesquisa aborda: a presença de uma estética do grotesco. A pesquisa, que parte do estudo de caso do telejornal Aqui e Agora, e que, para compreendê-lo, vale-se das teorias da mídia, do jornalismo e sobre o grotesco, descreve as várias inovações que o Aqui e Agora trouxe para os telejornais da época e que foram copiadas por outros telejornais. O trabalho procurou também analisar as várias influências que o Aqui e Agora recebeu de outros veículos, tais como as tomadas de câmera em plano-sequência emprestadas do cinema; a linguagem, a trilha sonora e os ruídos do rádio; a utilização de caracteres para manchetes sensacionalistas retirados da mídia impressa. Faz um levantamento, ainda, de outros recursos televisivos utilizados, tais como a câmera nervosa e a exploração do recurso jornalístico Povo Fala.
O estudo destaca, ainda, que o telejornal trouxe para a televisão a violência e o cotidiano periférico das grandes cidades, nas quais o repórter se detinha nas descrições escatológicas das situações expostas. A partir da leitura das edições do Aqui e Agora, foram analisados os vários elementos grotescos presentes nas reportagens, tanto na forma de tema como na composição dos apresentadores, repórteres e comentaristas que, muitas vezes, levavam o telespectador ao riso, tanto o irônico como o nervoso características do grotesco. Ao mesmo tempo, a pesquisa permitiu concluir que o telejornal fez sucesso na época porque as pessoas se identificavam com a sua linguagem carregada de realismo grotesco.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Aqui Agora, Telediário, Grotesco
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto