Strangers Things: nostalgia expandida e consumo a partir de uma década recriada
Anexos
Informações
Título
Strangers Things: nostalgia expandida e consumo a partir de uma década recriada
Autor(es)
Ana Carolina Pereira de Souza
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
24/06/2020
Resumo (EN)
This thesis aims to provide an interpretative analytical description of the costumes in the American TV show Stranger Things, their ability to evoke nostalgia regarding the 1980s and how they influence the development of new elements of consumption related to nostalgia. The TV show Stranger Things, produced by Netflix, is a collage of allusions themed by pop culture elements from the 1980s, such as soundtrack, character costumes and props. In this scenario, our goal is to perceive the evocation of a nostalgic feeling and how the narrative explores the potential for consumption within this fictionally recreated universe. We start with a theoretical research on nostalgia, memory and retromania. Afterwards, we deepen the concepts of costumes and fashion in the 1980s, make an interpretative analytical description of the costumes worn by the permanent characters of the narrative and detail three characters that were selected for their aesthetics evolution and their narratives in the TV show. Lastly, we approach the expansion of the media narrative, enter transmedia, crossmedia, consumption analysis and nostalgic consumption. Finally, we close with an overview of the narrative unfolding into products that expand the experience of those who watch the TV show.
Resumo
Essa dissertação tem como objetivo fazer uma descrição analítica interpretativa dos figurinos da série norte-americana Stranger Things, sua capacidade de evocar uma nostalgia em relação aos anos 1980 e como influenciam o desenvolvimento de novos elementos de consumo que remetem à nostalgia. A série Stranger Things, produzida pela Netflix, é uma colagem de alusões tematizada pelos elementos da cultura pop da década de 1980, entre elas, trilha sonora, figurino dos personagens, objeto de cena. Dentro desse cenário, nosso objetivo é perceber a evocação de um sentimento nostálgico e como a narrativa explora o potencial de consumo dentro desse universo recriado ficcionalmente. Iniciamos com uma pesquisa teórica sobre a nostalgia, memória e retrômania. Na sequência, nos aprofundamos nos conceitos sobre figurino e a moda dos anos 1980, fazemos a descrição analítica interpretativa dos figurinos dos personagens fixos da narrativa e detalhamos três personagens que foram selecionados pelas suas evoluções na estética e nas suas narrativas dentro da Série. Por último, abordamos a expansão da narrativa midiática, entramos em transmidia e crossmidia, análise de consumo e consumo nostálgico, finalizamos com um panorama do desdobramento da narrativa em produtos que ampliam a experiência dos que consomem a série.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Nostálgica; Anos 1980; Consumo; Mídia; Figurino
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia, Cultura e Memória
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto