Som e Memória no Documentário
Anexos
Informações
Título
Som e Memória no Documentário
Autor(es)
Vitor Pasquini Scarpelli
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
17/06/2019
Resumo (EN)
This thesis analyzed aspects of sound and memory in documentaries using as its main theoretical references the works of Bill Nichols (2001), Guy Gauthier (2011), Beatriz Sarlo (2007), Michael Pollak (1992) and Michel Chion (2011). Four documentaries were chosen to make up the core of this thesis. These films were selected because in them sound is in some way an outstanding element of the narrative. The documentaries chosen were: Aboio (Marilia Rocha, 2005), Beep (Karen Collins, 2016), Alive Inside (Michael Rossato-Bennett, 2010) and Carta Sonora (Mario Cassettari, Suzana Reck Miranda, 2010). In the analysis of the features related to sound and memory in these films, several aspects of documentaries were presented, such as the ethical issues faced by filmmakers in this kind of audiovisual work, and other factors that differentiate them from fiction films. Attention was also paid to the characteristics of sound recording and to several functions that sound may have in a film. Aspects of memory, such as collective memory, contributed to the understanding of how interviewees can assimilate memories of events that were not lived by them. Finally, several relations were established between sound and memory in documentary film, having in view that these two elements act resorting to subjectivity.
Resumo
Esta tese analisou aspectos do som e da memória nos documentários tendocomo principais referenciais teóricos os trabalhos de Bill Nichols (2001), Guy Gauthier (2011), Beatriz Sarlo (2007), Michael Pollak (1992) e Michel Chion (2011).
Foram escolhidos quatro documentários para compor o corpus desta tese. A escolha por esses filmes se fez pelo som ser, de alguma maneira, elemento de destaque nas narrativas. Os documentários escolhidos foram: Aboio (Marilia Rocha, 2005), Beep (Karen Collins, 2016), Alive Inside (Michael Rossato-Bennett, 2010) e Carta Sonora (Mario Cassettari, Suzana Reck Miranda, 2010). Ao analisar características relacionadas ao som e à memória nesses filmes, foram apresentados diversos aspectos dos documentários como questões éticas encontradas por realizadores desse tipo de obra audiovisual e outros fatores que os diferenciam dos filmes de
ficção. Também foram observadas características da captação sonora e diversas funções que o som pode exercer em um filme. Aspectos da memória, como a memória coletiva, colaboraram com o entendimento de como os depoentes podem assimilar lembranças de episódios que não foram vividos por ele. Por fim foram estabelecidas diversas relações entre som e memória no documentário, tendo em vista que esses dois elementos agem utilizando a subjetividade.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Som, Memória, Documentário
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto