Ressonância do imaginário cultural nas devoções marianas – apropriações do sagrado feminino
Anexos
Informações
Título
Ressonância do imaginário cultural nas devoções marianas - apropriações do sagrado feminino
Autor(es)
Flavia Gabriela da Costa Rosa
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
29/08/2017
Resumo (EN)
This thesis deals with how, over time, strategically, the re-readings of the sacred feminine in the archetype of the "Great Mother" were devoured by Christianity and re-signified by the Catholic Church in the figure of the Virgin Mary. She wishes not only to reflect on the decoy of the figure of the feminine, relegated for years by the patriarchal religions, but to shed light on the instrumentalization of such a strong archetype to serve a particular religion, fully adhering to the dynamics of the sphere. In order to reflect on the substitution of the primordial myth in three different countries, Guadalupe (Guadalupe, Mexico), Aparecida (São Paulo, Brazil), and Fatima (Leiria, Portugal), using modern communication strategies, we will see that the main motivation for this new identity Imposes itself on the "Great Mother," is to preserve the supremacy of a specific religion by creating a character that serves this dynamic. We will see that, from Crete to Guadalupe, from Ephesus to Aparecida and Fatima, the myth is the same, the difference is the re-reading of the sacred feminine and its transformation into a character, since the temples, which are increasingly full, and Which once were the belly itself, also resigned to meet this new profile of reference. The study of three of the Marian temples with the largest flow of visitors in the world points us to a reality: in the twenty-first century we see the attempt to build a character of media elements, with a strong appeal and that overlaps with the sacred aspect from where it emerges.
Resumo
Esta tese trata do tema de como ao longo do tempo, de forma estratégica, as releituras do sagrado feminino no arquétipo da Grande Mãe foram devoradas pelo cristianismo e ressignificadas pela Igreja Católica na figura da Virgem Maria. Nossa pesquisa pretende não apenas fazer uma reflexão sobre o chamariz da figura do feminino, relegada há anos pelas religiões patriarcais, mas lançar luz sobre a instrumentalização de um arquétipo tão forte para servir a uma religião específica, aderindo totalmente à dinâmica da mediosfera. Com o objetivo de refletir sobre a substituição do mito primordial em três diferentes países, usando como exemplo as cidades de Guadalupe (Guadalupe, México), Aparecida (Brasil) e Fátima (Leiria, Portugal), utilizando modernas estratégias de comunicação, veremos que a principal motivação para esta nova identidade que se impõe à Grande Mãe, é conservar a supremacia de uma religião específica, criando um personagem que serve a esta dinâmica. Veremos que, de Creta a Guadalupe, de Éfeso a Aparecida e a Fátima, o mito é o mesmo, a diferença é a releitura do sagrado feminino e sua transformação em um personagem, já que os templos, que estão cada vez mais cheios, e que outrora eram o próprio ventre, também se ressignificaram para atender a este novo perfil de referência. O estudo de três dos templos marianos com maior fluxo de visitantes aponta para uma realidade: no século XXI vemos a tentativa de construção de um personagem de elementos mediáticos, com fortíssimo apelo e que se sobrepõe ao aspecto sagrado de onde ele emerge.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Imaginário, Mídia, Mediosfera, Grande Mãe, Templos Marianos
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto