“QUANDO ELA ME VÊ, ELA MEXE”: a periguete para consumo e a falácia do empoderamento feminino na mídia
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Informações
Título
"QUANDO ELA ME VÊ, ELA MEXE": a periguete para consumo e a falácia do empoderamento feminino na mídia
Autor(es)
Maria Joana Casagrande Soares-Correia
Orientador(es)
Malena Segura Contrera
Data de Defesa
25/06/2019
Resumo (EN)
Image and visuality are two of the main ingredients of the culture of spectacularization of contemporary society. Society is permeated by the media and the logic that must be seen to exist. In the wake of this reality, the contemporary proliferation of all kinds of celebrities is manifest. Concomitant with this culture, a movement is identified for the expansion of women's rights and women's empowerment. Understanding empowerment as a multiple and complex concept - like celebrity´s -, used in agendas aimed at improving the quality of life and human dignity, which implies an emancipatory movement in / by the exercise of citizenship. Thus, we are thinking about how public figures can act as a model of identification and projection for other women. This discussion is carried out from periguete. As a general objective, we propose to problematize the construction of female empowerment in the media, from the figure of the periguete, as well as a stereotype of women built in the context of the society of consumption and of the image culture. As the main hypothesis, we consider that in the society of consumption and image culture, the media constructs the periguete as a stereotype of body and beauty and feminine empowerment to be consumed by the new middle class. The present research is characterized as qualitative and exploratory type, with documentary research and image analysis, having as scientific paradigm chosen the method of complexity, Edgar Morin (2008a; 2011). Complexity is a fabric composed of heterogeneous and inseparably associated aspects, permeated by the paradox of the one and the multiple. However, complexity brings with it the disorder, uncertainty, anthropological characteristics that the author defends to be faced and not ignored and concealed from science. The method of complexity applies to this research as a view that the periguete understands in itself the holy and the destitute, which is produced by a society and culture and also produces them in its existence, in addition to that in the periguete we find the totality of the phenomena and the contingencies that built it and that maintains it and that the reciprocal one - periguete as a cultural and mediatic phenomenon, found in the contingencies that constitute it - is also true.
Resumo
Imagem e visualidade são dois dos principais ingredientes da cultura de espetacularização da sociedade contemporânea, permeada pela mídia e pela lógica de que é preciso ser visto para existir. No esteio dessa realidade, a proliferação contemporânea de todo tipo de celebridades é manifesta. Concomitante a essa cultura, identifica-se um movimento de luta pela ampliação dos direitos das mulheres e empoderamento feminino. Entendendo empoderamento como um conceito múltiplo e complexo – como o de celebridade –, utilizado em agendas direcionadas para melhoria da qualidade de vida e dignidade humana, o que implica um movimento emancipatório no/pelo exercício da cidadania. Assim, colocamo-nos a pensar sobre como personalidades públicas podem atuar como modelo de identificação e projeção para outras mulheres. Essa discussão é realizada a partir da periguete. Como objetivo geral, nos propomos a problematizar a construção do empoderamento feminino na mídia, a partir da figura da periguete, como mais um estereótipo da mulher construído no contexto da sociedade do consumo e na da cultura da imagem. Como hipótese principal, consideramos que na sociedade do consumo e na cultura da imagem, a mídia constrói a periguete como um estereótipo de corpo, beleza e empoderamento feminino a ser consumido pela nova classe média. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, subsidiada em investigação documental e análise de imagem, tendo referencial teórico o método da complexidade de Edgar Morin (2008a; 2011). A complexidade é um tecido composto por aspectos heterogêneos e inseparavelmente associados, perpassado pelo paradoxo do uno e do múltiplo. Entretanto, a complexidade traz em si a desordem, a incerteza, características antropossociais que o autor defende que sejam enfrentadas e não ignoradas e escamoteadas da ciência. O método da complexidade aplica-se a essa pesquisa como um olhar que a periguete compreende em si a santa e a devassa, que é produzida por uma sociedade e cultura e também as produz em sua existência, além de que na periguete encontramos a totalidade dos fenômenos e contingências que a construíram e que a mantém e que a recíproca – a periguete como fenômeno cultural e mediático, encontrada nas contingências que a constituem – também é verdadeira.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Periguete, Empoderamento feminino, Imaginário, Mídia e consumo, Celebridade
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto