Programas seriados de TV direcionados às viagens turísticas – Interface entre Mídia e Turismo através da análise dos programas Oi mundo Afora e O Brasil é Aqui
Anexos
Informações
Título
Programas seriados de TV direcionados às viagens turísticas - Interface entre Mídia e Turismo através da análise dos programas Oi mundo Afora e O Brasil é Aqui
Autor(es)
Célia Maria dos Santos
Orientador(es)
Janette Brunstein
Data de Defesa
25/08/2006
Resumo (EN)
This paper issue-subject refers to an interface between the Media and Tourism under the viewpoint of the potential demand viewer. TV series programs are the topic of study aimed at tourist trips Oi Mundo Afora e O Brasil é Aqui. The main objective was to study the messages imparted on this type of media product with the intention of understanding how the audiovisual media and more specifically the TV might influence the behavior of the potential demand viewer for the performance of the tourist activities. ln order to achieve the proposed objectives, an exploratory research was carried out through multiple case studies and the analysis of the program object of the study. The methodological structure is three fold: the first one was concerned about a content analysis of the message; the second one was focused on the Media and Tourist Demand and the third one showed the Bibliographical research. A screenshot of each series episode was also performed for a better comprehension of the communicative intention by the media message broadcasters. The data obtained were analyzed by applying the technique of the content analysis by Bardin (2004). The theoretical basis for supporting this work was established under the theories of communicational processes of Berlo (1999); the theories of Balogh (2002) related to TV, the seriousness and the paratextuality in the eye catching media; the system theories of Maria Beni (2004 ); the theories of psychographic segmentation of Plog (1977) and the theory of the Maffesoli tribes (1987). The results pointed out that the message built by the broadcasters is composed of induced images (Cooper, et ai., 2001 ), presenting elements of motivation which are related to psychological aspects being bound to the satisfaction and desire of the viewers. Such message, stimulates the viewer to move on through a personification process of the host figure, who "experiment" and enjoys the desires of this viewer. We concluded thus, that the Media imparts and shows the potential demand consumer, induced images about the destinations and locals which are transformed in tourist products. The dissertation meant to provide a gap fulfillment on the relative studies to the communicational processes in their interface with the tourism.
Resumo
O tema deste trabalho refere-se à interface entre a Mídia e o Turismo, sob a ótica da demanda receptora potencial. O objeto de estudo são os programas seriados de TV direcionados às viagens turísticas Oi Mundo Afora e O Brasil é Aqui. O objetivo principal foi estudar as mensagens veiculadas neste tipo de produto midiático, com a intenção de compreender como a mídia audiovisual e, mais especificamente, a TV podem interferir no comportamento da demanda potencial receptora para a prática da atividade turística. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de estudo de caso múltiplo, analisando os programas objeto de estudo. A estruturação metodológica comportou três eixos: o primeiro referiu-se à análise do conteúdo da Mensagem; o segundo foi direcionado à Demanda Midiática e Turística e o terceiro apresentou a Pesquisa Bibliográfica. Foi realizada, ainda, a decupagem técnica de um episódio de cada uma das séries para uma melhor compreensão da intenção comunicativa dos emissores da mensagem midiática. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a técnica da análise de conteúdo, de Bardin (2004). A base teórica de sustentação do trabalho foi estabelecida sob as teorias dos processos comunicacionais de Berlo (1999); as teorias de Balogh (2002) relacionadas à TV, a serialidade e a paratextualidade na mídia televisiva; a teoria dos sistemas de Mário Beni (2004); as teorias de segmentação psicográfica de Plog (1977) e a teoria das tribos de Maffesoli (1987). Os resultados apontaram que a mensagem construída pelos emissores é constituída de imagens induzidas (COOPER et al., 2001), apresentando elementos motivadores que são relacionados aos aspectos psicológicos vinculados à satisfação dos desejos do público-alvo. Tal mensagem motiva o espectador ao deslocamento por meio de um processo de personificação da figura do apresentador, que vivencia os desejos deste público. Concluímos, assim, que a Mídia divulga e apresenta à demanda potencial consumidora imagens induzidas sobre os destinos e localidades que são transformados em produtos turísticos. A dissertação procurou contribuir preenchendo uma lacuna nos estudos relativos aos processos comunicacionais em sua interface com o turismo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mídia, TV, Programas Seriados, Demanda, Turismo
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto