Por uma fórmula do entretenimento: contribuições semióticas para compreensão da linguagem TikTok
Documento
Informações
Título
Por uma fórmula do entretenimento: contribuições semióticas para compreensão da linguagem TikTok
Título (EN)
For an entertainment formula: semiotic contributions to understanding TikTok language
Autor(es)
Felippe Pimenta Rodrigues de Oliveira
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
24/06/2024
Resumo (EN)
This research proposes an investigation into the language adopted and encouraged by the social media platform TikTok, considering that, although there is much discussion about trends originating in the application and their influence on other media, and even in the modeling of cultural habits, little also specifically addresses the forms that delineate these increasingly dynamic, multimodal and exponential digital enunciative spaces. Therefore, we are interested in investigating whether there are patterns, formats, styles, forms that are reiterated and can configure some rhetoric, grammar specific to the language of TikTok. In particular, we seek, if possible, to identify, understand and demonstrate from the lens of semiotics how these discursive devices are constructed, and to establish relationships between values, themes and effects of meaning, and the manifestations of the plane of expression. To analyze the corpus and discuss the research results, we relied on the support of the theoretical methodological framework of discursive semiotics with a Greimasian orientation, and other theorists who approach digital media platforms from social, communicational to technological aspects. The analysis corpus consists of 150 videos published on the profiles of the 5 biggest influencers on TikTok Brazil, namely Virginia Fonseca (@virginiafonseca), Spider Slack (@spiderslack), Tirullipa (@tirullipa), Vanessa Lopes (@vanessalopesr) and Beca ( @beca). Based on the analysis of this corpus, we resulted in the identification of forms that were reiterated among the creations and that we believe represent possible distinctive traits, common characters of the TikTok language, constituent elements that we refer to as formants, which will be discussed in this work by the terms: “verticality, brevity, celerity, contiguity and continuity”.
Resumo
O presente trabalho propõe uma investigação acerca da linguagem adotada e encorajada pela plataforma de mídia social TikTok, tendo em vista que, embora, muito se discuta sobre tendências originadas no aplicativo e sua influência em outras mídias, e mesmo na modelagem dos hábitos culturais, pouco ainda se aborda especificamente sobre as formas que delineiam esses espaços enunciativos digitais cada vez mais dinâmicos, multimodais e exponenciais. Desse modo, nos interessa investigar se existem padrões, formatos, estilos, formas que se reiteram e possam configurar alguma retórica, gramática própria da linguagem do TikTok. Em particular, buscamos identificar, compreender e demonstrar, a partir da lente da semiótica, como se constroem esses dispositivos discursivos, e estabelecer relações entre valores, temas, efeitos de sentido e as manifestações do plano da expressão. Para análise do corpus e discussão dos resultados de pesquisa contamos com o suporte do referencial teórico metodológico da semiótica discursiva de orientação greimasiana, e de demais teóricos que abordam as plataformas de mídias digitais desde os aspectos sociais, comunicacionais aos tecnológicos. O corpus de análise se constitui de 150 vídeos publicados nos perfis dos cinco maiores influenciadores do TikTok Brasil, sendo Virginia Fonseca (@virginiafonseca), Spider Slack (@spiderslack), Tirullipa (@tirullipa), Vanessa Lopes (@vanessalopesr) e Beca (@beca). Com base na análise deste corpus tivemos como resultado a identificação de formas que se reiteraram entre as criações e que acreditamos representar possíveis traços distintivos, caracteres comuns da linguagem TikTok, elementos constituintes a qual nos referimos como formantes, que serão discutidos neste trabalho pelos termos: “verticalidade, brevidade, celeridade, contiguidade e continuidade”.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Linguagem; Entretenimento; Semiótica; Redes sociais online; TikTok.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Semiopol - Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
bolsa prosup
Direito de Acesso
Acesso Aberto