Planeta MTV Brasil. “O fenômeno dos VJs e a Imagem das Tribos Urbanas: Estudo das Formas Expressivas dos Figurinos e dos Cenários”.
Anexos
Informações
Título
Planeta MTV Brasil. "O fenômeno dos VJs e a Imagem das Tribos Urbanas: Estudo das Formas Expressivas dos Figurinos e dos Cenários".
Autor(es)
Edilma Ferreira de Queiróz Lopez Salamanca
Orientador(es)
Solange Wajnman
Data de Defesa
30/08/2006
Resumo
Este trabalho tem como propósito observar e compreender historicamente como a materialidade da comunicação, na programação da emissora de televisão MTV Brasil, configura-se na relação entre os VJs (Vídeo Jóqueis) e a sua audiência predominantemente jovem. Observando-se o universo da MTV Brasil, percebe-se uma atração imagética contida nos figurinos dos VJs e nos cenários dos programas, que transformam as formas visuais em elo de reconhecimento imediato de iguais, entre o jovem telespectador e a programação da emissora como forma de acoplar a atenção. A hipótese principal é de que a MTV Brasil, apropriando-se de algumas características pessoais e originais de seus VJs, desenvolve um minucioso trabalho na construção de personagens pertencentes a grupos sociais (Tribos Urbanas), valendo-se de figurinos de grifes do mercado da moda, maquiagem, penteados, cenários que misturam formas físicas e virtuais, iluminação e enquadramentos adequados, para que, no momento em que o telespectador sintonize o canal, seja prontamente atraído para esses apresentadores, e se faça a coligação com a imagem projetada. Como material empírico de pesquisa, utilizamos reportagens publicadas em jornais e revistas de circulação nacional, conteúdos específicos de sites nacionais e internacionais da Internet e documentos fornecidos pela própria emissora como, por exemplo, os gráficos e o “Dossiê Universo Jovem 3”, pesquisa que a MTV realiza a cada três anos para manter atualizado o conhecimento do seu jovem telespectador. Também foram selecionadas imagens dentre as muitas horas de gravação em VHS da programação da emissora do biênio 2004-2005 que foram identificadas por métodos de observação e descrição. A partir das referências conceituais de Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Maffesoli e Arlindo Machado, foram feitas conexões entre a hipótese e os dados empíricos. O pensamento da teoria das Materialidades de Gumbrecht nos guiou para a reflexão das contingências históricas econômicas e políticas que fundamentam a emergência da tecnologia da MTV nos anos 90. Maffesoli nos auxiliou para compreender as questões ligadas à imagem e identificação que une o público aos VJs. Machado nos esclareceu sobre as questões técnicas da imagem. Temos como resultado importante de nossas análises a idéia de que os VJs têm se estabelecido historicamente como formas vazias, moldáveis a quaisquer conteúdos que tenham eventualmente sido propostos pela emissora, permanecendo eternamente jovens.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
MTV, Televisão, Segmento jovem, Materialidade da comunicação, Cultura midiática
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Moda, comunicação e cultura
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto