PATRIARCADO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL:Análise do filme “Um Homem de Sorte” na perspectiva das masculinidades
Anexos
Informações
Título
PATRIARCADO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL:Análise do filme “Um Homem de Sorte” na perspectiva das masculinidades
Título (EN)
Patriarchy in movie production. Analysis of the movie "a fortunate man" under the perspective of masculinity
Autor(es)
Luiz Carlos Paloschi
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
19/06/2023
Resumo (EN)
This dissertation has the purpose of investigating the sense of vascularized masculinity
and spread out on the electronic medias, seeking to map the symbolic and imaginary
construction in the patriarchal cultural context. We consider masculinity, a group of
behavior and gender values, commonly associated to boys and men who are
constructed and reinforced by social institutions (family, school, church, work, media).
The study corpus is the narrative from the motion picture “Lykke-Per / A Fortunate
Man” (2018) directed by Billie August and distributed, in Brazil, through streaming
platform Netflix. The focus of the analysis was the character Per Sinenius (Esben
Smed). The question that motivated this study was: “what aspects from masculinity
does the character Per Sinenius perform?” The methodology applied in the analysis
divided the movie in ten sequences. After that, a review in literature was done in which
the concepts as patriarchy (Lerner}, hegemonic masculinity (Connell), masculine
identities (ONU WOMEN), and patern complex (Hollis) were systemized. Finally, from
the concepts collected on the literature review it was done the analysis from the ten
divided scenes. The results found pointed out that the character in the movie performs
three aspects of the hegemonic masculinity: the patriarchy, the domination on women
and the ambition as virile capital. The mediatic narratives do influence the construction
of the social imaginary in which it molds the individuals identities and, at the same time,
they are a reflex of the conduct norms stablished by society. The masculine experience
is variable to each person throughout life, but nevertheless, there are beliefs rooted in
the social imaginary about “what it is to be a man”, that shapes the group expectations,
formalize narratives and meld behaviors that induce a machos masculinity model,
patriarchal and for many times, violent.
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo investigar a noção de masculinidade vascularizada
e difundida na mídia eletrônicas, visando mapear a construção simbólica e imaginária
das masculinidades no contexto cultural patriarcal. Considera-se a masculinidade, um
conjunto de comportamentos e valores de gênero, comumente associados a meninos
e homens que são construídos e reforçados por instituições sociais (família, escola,
igreja, trabalho, mídia). O corpus do estudo é a narrativa do filme “Um Homem de
Sorte” (2018) dirigido por Bille August e distribuído, no Brasil, pala plataforma de
streaming Netflix. O foco da análise abarca o personagem Per Sidenius (Esben
Smed). A pergunta que motivou o estudo foi: “quais aspectos da masculinidade o
personagem Per Sidenius performa? A metodologia empregada na análise decupou
o filme em dez sequências. Posteriormente, fez-se uma revisão de literatura na qual
conceitos como patriarcado (Lerner), masculinidade hegemônica (Connell),
identidades masculinas (ONU Mulheres) e complexo paterno (Hollis) foram
sistematizados. Por fim, a partir dos conceitos coletados na revisão de literatura
procedeu-se à análise das dez cenas decupadas. Os resultados encontrados
apontaram que o personagem do filme, performa três aspectos da masculinidade
hegemônica: o patriarcado, a dominação sobre as mulheres e a ambição como capital
viril. As narrativas midiáticas influenciam a construção do imaginário social que molda
a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de
conduta estabelecidas pela sociedade. A experiência de masculinidade é variável para
cada pessoa ao longo da vida, no entanto, existem crenças enraizadas no imaginário
social sobre ‘o que é ser homem’ que moldam as expectativas grupais, formatam
narrativas e plasmam comportamentos que induzem um modelo de masculinidade
machista, patriarcal e, por vezes, violento.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
cultura midiática; patriarcado; masculinidade hegemônica; complexo paterno.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto